Comugesan

O Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) é um órgão consultivo e deliberativo, criado em 1998 com a finalidade de estudar, propor diretrizes, deliberar, fiscalizar e acompanhar a implementação da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental em Santo André, Lei municipal n.º 7733 de 14 de outubro de 1998.

Histórico

A criação do Comugesan está diretamente vinculada à criação do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) do Semasa, que assumiu, desde o início de 1998, as funções da extinta Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André. Desde então, o DGA passou a ser o órgão gestor da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André, criada pela lei municipal 7733/98.

O Semasa promoveu a criação do Conselho conduzindo sua implantação em 1998. A Superintendência da autarquia assumiu, desde então, o papel de Presidência e o Departamento de Gestão Ambiental tornou-se sua Secretaria Executiva, ficando responsável pela coordenação, condução e execução dos trabalhos do Comugesan.

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