11/01/2023 Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria
 
Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado boletim de ocorrência.
 
O ecoponto, gerenciado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), fica no limite com os municípios de São Paulo e Mauá e foi inaugurado em setembro de 2022. Esta é a quarta vez que a Estação de Coleta sofre com o problema. Após o ato ilícito, a GCM (Guarda Civil Municipal) ficou no local para garantir a preservação e segurança da unidade. O equipamento foi reaberto à população ainda no período da manhã. 
 
Assim como todos os ecopontos, a EC Ana Maria possui câmeras de monitoramento para inibir furtos e vandalismos e também punir quem comete descarte irregular de resíduos, o que configura-se como crime ambiental.
 
Após invadir o ecoponto, o infrator quebrou o gradil e a telha da guarita, arrancou uma das câmeras, destruiu um cadeado e tentou furtar materiais que estavam nas caçambas, fiação e eletroeletrônicos de uso de profissionais que trabalham no local, como micro-ondas. As Estações de Coleta de Santo André recebem diversos resíduos, como recicláveis, eletroeletrônicos, madeira, móveis, pneus, dentre outros.
 
De acordo com o artigo 163 do Código Penal, em caso de crime “contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos”, há aplicação de multa e detenção de seis meses a três anos.
 
Munícipes que avistarem invasões, vandalismo e furto nas Estações de Coleta podem fazer denúncia para o Semasa, de forma sigilosa. Basta mandar as informações, de preferência com fotos e vídeos, para o WhatsApp da autarquia (4433-9011), redes sociais (@semasasantoandre) ou o site (www.semasa.sp.gov.br/semasa). Quando houver a presença de veículos, é importante informar o número da placa.
 
O morador pode também acionar a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou a Guarda Civil Municipal, pelo número 153.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...