09/01/2023 Santo André retoma Moeda Verde nesta terça-feira

Primeira edição de 2023 acontece no Núcleo Capuava; neste ano ação será realizada junto com o Moeda Pet em algumas localidades
 
Santo André, 9 de janeiro de 2023 – O programa Moeda Verde retoma as atividades a partir desta terça-feira (10), beneficiando moradores de 22 comunidades carentes de Santo André que têm a oportunidade de trocar resíduos recicláveis por frutas, legumes e verduras.
 
A primeira troca do ano ocorre no Núcleo Capuava (bairro Capuava), das 13h30 às 14h30, na Avenida dos Estados, ao lado do número 11.300. Nesta semana, o programa também acontece nos núcleos Sorocaba (Jardim Alzira Franco), Lamartine e Cruzado (Jardim Santo André), Maurício de Medeiros (Vila João Ramalho), Eucaliptos (Cata Preta), Ciprestes (Jardim Irene) e Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas). Os endereços, horários e a programação completa em todas as comunidades podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
 
A cada cinco quilos de recicláveis, como vidro, papelão, metal e ferro, os moradores recebem um quilo de alimento. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Cada participante pode levar até 150 quilos de materiais recicláveis.
 
Desde 2017, quando o Moeda Verde foi criado, foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos e distribuídas mais de 170 toneladas de frutas, legumes e verduras. Os materiais coletados são encaminhados às cooperativas de reciclagem que atuam na cidade, contribuindo para gerar renda para cerca de 100 pessoas.
 
Moeda Pet – O programa Moeda Pet, que permite a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos, também volta em janeiro. Nesta terça-feira (10), a iniciativa ocorre junto ao Moeda Verde no Núcleo Capuava, das 13h30 às 14h30.
 
Idealizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André, o Moeda Pet deixou de ocorrer apenas no Parque Central, em formato drive-thru, para também acontecer em comunidades beneficiadas pelo programa Moeda Verde.
 
Os participantes trocam um quilo de garrafas PET por um quilo de ração. Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Além de levar a ração para casa, os munícipes podem fazer doação para ONGs cadastradas junto à administração municipal. Cada participante tem direito a até três quilos.
 
Durante o mês de janeiro, o programa Moeda Pet também ocorrerá nos núcleos Lamartine (Jardim Santo André), Eucaliptos (Cata Preta), Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas), Vila Sá (Vila Sá), Tamarutaca (Vila Guiomar) e Pintassilva (Parque Miami), além do tradicional Parque Central. Os horários e locais também podem ser consultados junto à programação do Moeda Verde, em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...