24/12/2022 Semasa e GCM de Santo André flagram corte ilegal de árvore na Avenida Portugal

Além da multa, responsável teve equipamentos apreendidos e deverá realizar compensação pelo crime ambiental
 
Santo André, 24 de dezembro de 2022 – Após receber denúncias, a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na manhã deste sábado (24), véspera de Natal, a supressão irregular e sem autorização de uma árvore na calçada da loja Kikos Fitness Store, na Avenida Portugal. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
 
Ao atender a ocorrência, os agentes da autarquia verificaram que no local estavam trabalhadores contratados pelo proprietário para realizar o corte da árvore. A espécie, uma uva japonesa de aproximadamente 70 cm de DAP (diâmetro de peito) já havia sido totalmente suprimida e restavam apenas os pedaços do tronco da árvore.
 
Ainda em verificação no local e utilizando-se de imagens de satélite, o Semasa também suspeita que houve o corte de outra árvore nos fundos do terreno do imóvel. Se constatado o segundo crime ambiental, o proprietário também será autuado pela segunda espécie arbórea.
 
No caso do corte da uva japonesa, o contratado foi multado em 300 FMPs (Fator Monetário Padrão) e o dono do local será multado em 600 FMPs se confirmado o corte da outra árvore. Além disso, foram apreendidos os equipamentos utilizados na ação como motosserra, cordas, serras e cintos de segurança. Pela infração, o proprietário também deverá realizar compensação ambiental e o valor da reparação poderá chegar à R$ 41 mil, se constada a supressão da segunda árvore, nos fundos do lote.
 
A responsabilidade pelo corte e/ou pela autorização do manejo das árvores localizadas em calçadas é da Prefeitura de Santo André. A população pode e deve denunciar a supressão ilegal de árvores no município e o Semasa conta com o auxílio dos moradores para efetuar flagrantes como este.
 
O usuário pode registrar a sua reclamação por meio de um dos canais de atendimento, inclusive de forma online e 24 horas por dia, pelo site do Semasa, no link www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario e selecionar a opção relacionada à supressão de vegetação. Além do site, as denúncias podem ser enviadas pelo Fale Conosco, telefones de atendimento 0800-4848115 ou 4433-9300 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h), redes sociais da autarquia ou pelo WhatsApp 4433-9011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...