22/12/2022 Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva

Semasa registrou 30% de aumento no volume de recicláveis encaminhados para as cooperativas

Santo André, 22 de dezembro de 2022 – Encerrando o ano com mais uma conquista para a gestão de resíduos sólidos de Santo André, o projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), atingiu a marca de 400 condomínios que já aderiram à iniciativa.

A ação foi criada para ordenar a coleta de resíduos secos nos edifícios residenciais da cidade e, consequentemente, fomentar o aumento no volume de recicláveis que são efetivamente encaminhados para as cooperativas de triagem. Comparando os meses de início do projeto e o último mês de outubro de 2022, a autarquia registrou um aumento de 30% no volume de materiais coletados, ou seja, de 597 toneladas em junho de 2021, passando para 777 toneladas em outubro deste ano.

“O resultado alcançado neste um ano e meio de projeto superou as nossas expectativas. Além de contribuir com o meio ambiente, temos a possibilidade de ampliar o volume de resíduos encaminhados para os cooperados e aumentar a renda de cerca de 100 pessoas”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. O Semasa oferece ainda um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Antes de efetivar a estrutura para o local, agentes da autarquia também realizam abordagens diretamente no edifício, com o objetivo de sensibilizar os moradores, síndicos, zeladores e outros trabalhadores dos prédios.

O projeto integra uma série de ações e iniciativas realizadas pelo Semasa e pela Prefeitura que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e à frente da capital paulista.

Zeladores ou síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma on-line.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...