19/12/2022 Parque do Pedroso ganha 3 mil novas mudas de árvores

Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022

Santo André, 19 de dezembro de 2022 – O Parque Natural do Pedroso, maior área de conservação de Santo André, ganhou 3 mil novas mudas de espécies de árvores neste mês. A ação integra a série de melhorias realizadas ao longo de 2022 e visa recuperar uma área degradada dentro da Unidade de Conservação.

As mudas são doação de um parceiro privado, que executou o plantio e será responsável pelo acompanhamento e manutenção das espécies por 12 meses, ou seja, sem custo para o poder público. A área de 16.800 metros quadrados escolhida para receber as novas árvores estava degradada. Localizada próxima à Estrada do Montanhão, a partir de agora entrará em estágio de recuperação.

Após crescerem e se desenvolverem, as novas plantas poderão servir de alimento e abrigo para a fauna presente no parque, além de contribuir para mitigar problemas erosivos do solo, melhorar a qualidade do solo e ampliar o número de espécies da flora que compõe a Mata Atlântica, bioma presente no Pedroso. No total, foram 30 espécies pioneiras – como aroeira-pimenteira, babosa-branca, embaúba, goiaba e timbozinho – e outras 44 secundárias, como amendoim-do-campo, araçá-amarelo e roxo, chuva-de-ouro, ipê-branco, pitanga, entre outras.

Outras melhorias – Neste ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), gestor do Parque Natural do Pedroso, executou uma série de outras melhorias na infraestrutura do local. Os sanitários públicos foram reformados e adaptados para pessoas com deficiência. O playground também passou por revitalização, ganhou piso tátil e dois brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

“Estamos trabalhando para resgatar o orgulho dos moradores em frequentar o Parque do Pedroso, que é um símbolo da nossa cidade. Além de espaço de lazer para quem reside nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Jardim Riviera e Jardim Santo André, o Pedroso é uma importante área de proteção ambiental essencial para a região do ABC”, diz o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Além das melhorias, a autarquia tem investido em eventos culturais e de lazer. Em 2023, eventos de sucesso como Festival do Cambuci, Arraiá do Pedroso e Domingo no Pedroso terão novas edições.

Diversas áreas ganharam nova pintura, como a tradicional ponte amarela, as churrasqueiras e a Capela Santa Cruz. Há ainda outros serviços em andamento, que devem ser entregues em meados de 2023 e contemplam as quadras poliesportivas e quiosques para piquenique. Além disso, a Unidade de Conservação ganhou o seu Conselho Gestor, que é responsável por fomentar discussões e políticas públicas para o local, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do Pedroso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...