15/12/2022 Famílias da comunidade Cruzado recebem ação conjunta do Moeda Verde e Moeda Pet

Programas andreenses contribuem para manter os bairros mais limpos

Santo André, 14 de dezembro de 2022 – Para promover o bem-estar animal, expandir e descentralizar o Moeda Pet para novas localidades, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram nesta quarta-feira (14) uma ação conjunta entre Moeda Verde e Moeda Pet junto aos moradores do Núcleo Cruzado, no Jardim Santo André.

“São dois programas que estão cada vez mais marcados no dia a dia dos andreenses. Unir estas ações em uma iniciativa conjunta é muito significativo e faz com que nós, do Núcleo de Inovação Social, sintamos muito orgulho e satisfação, sobretudo por todo o auxílio promovido tanto às famílias quanto aos animais e ao meio ambiente”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra.

A ação desta quarta-feira é a primeira de uma série que pretende ampliar o Moeda Pet e beneficiar munícipes de outras localidades e que, normalmente, não conseguiriam participar das edições mensais, em formato drive-thru, realizadas no Parque Central. A expectativa é que em 2023 outras comunidades que já integram o Moeda Verde também recebam trocas conjuntas entre os dois programas. Nesta primeira edição, foram entregues 30 quilos de alimentos para animais, sendo 18 quilos de ração para cães e 12 quilos de ração para gatos.

“A causa animal e ambiental é importante para todo o município e, por isso, queremos que todos tenham acesso a iniciativas como essa. Dessa forma, seguimos contribuindo com o meio ambiente e ainda auxiliamos moradores de comunidades mais vulneráveis a proporcionar ração de qualidade para seus cães e gatos e ainda ajudar no orçamento familiar”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Nesta quarta-feira, no Cruzado, 32 pessoas passaram pela troca do Moeda Verde, entregando 1.928 quilos de material reciclável, levando para casa 385 quilos de batatas, cebolas, maçãs, abacaxis, cenouras, limões, além de verduras.

A moradora Lucimara Maria da Silva Santos estava acompanhando a sogra na troca desta quarta-feira quando teve a oportunidade de trocar suas garrafas plásticas por ração para a sua cachorrinha, que também acompanhava a dupla. “Tenho duas cadelinhas e elas comem muito. Vai ser muito bom ter essa ação por aqui”, diz.

Os programas andreenses, realizados em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura e a autarquia, são duas das principais iniciativas socioambientais da cidade e que permitem a troca de resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti – no caso do Moeda Verde – e a troca de garrafas plásticas por ração para animais – no caso do Moeda Pet.

Desde o início do Moeda Verde, em 2017, já foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos recicláveis e, em troca, foram entregues 174 toneladas de frutas, legumes e verduras. No caso do Moeda Pet, desde 2019, já foram distribuídas 10,5 toneladas de ração em troca de 211 mil garrafas plásticas recebidas. Todos os recicláveis coletados pelas duas iniciativas foram integralmente encaminhados para as cooperativas de reciclagem parcerias, que atuam junto à área da Central de Tratamento de Resíduos de Santo André. Os cooperados fazem a separação e a venda dos materiais e, o valor arrecadado se transforma em renda para estes trabalhadores. Recentemente os dois programas se tornaram lei e ganharam a garantia de permanecer pelas próximas gestões.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...