14/12/2022 Programas Moeda Verde e Moeda Pet se tornam lei em Santo André

Iniciativas, que trocam, respectivamente, reciclável por alimento e garrafa PET por ração para cães e gatos, passam a ter resguardo para continuar nas próximas gestões

Santo André, 26 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André celebra duas importantes conquistas: a institucionalização dos programas Moeda Verde e Moeda Pet como leis municipais. A partir de agora, as iniciativas, que permitem, respectivamente, a troca de resíduos recicláveis por alimentos e garrafas PET por ração para cães e gatos, têm a garantia de permanecer nas próximas gestões, ampliando a proteção alimentar e a sustentabilidade ambiental.

“Quando os programas se mostram efetivos, transformando a vida das pessoas, é importante que eles continuem. Ao se tornar lei, o Moeda Verde deixa de ser um programa de gestão para ser definitivamente uma política pública do município”, comemora a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, responsável pela criação da iniciativa.

A Câmara andreense aprovou os projetos de lei na última terça-feira (22), mesma data em que o Moeda Verde completou cinco anos de existência. As leis 10.596/2022 (Moeda Verde) e 10.593/2022 (Moeda Pet) entraram em vigor neste sábado (26), após sanção do prefeito Paulo Serra.

“O Moeda Verde é um programa transversal. Ele estimula os moradores a participarem da coleta seletiva, amplia a segurança alimentar, fomenta a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem e aumenta o tempo de operação no nosso aterro. Além disso, deixa os bairros mais limpos e promove economia de recursos públicos, já que conseguimos diminuir a quantidade de materiais aterrados e pontos de descarte irregular de resíduos nas comunidades”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Executado pelo Fundo Social de Solidariedade e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Moeda Verde atualmente beneficia cerca de 100 mil pessoas, residentes de 23 comunidades carentes. Desde 2017 para cá, cerca de 900 toneladas de materiais recicláveis foram entregues pelos participantes. Em troca, a Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, distribuiu cerca de 180 toneladas de frutas, legumes e verduras.

“O Moeda Verde e o Moeda Pet são programas consagrados, que envolvem participação popular, geração de emprego e renda, combinando com sustentabilidade. O meio ambiente de Santo André agradece e nossos pets ficam bem alimentados, com ração de primeira qualidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Moeda Pet – A penúltima edição do Moeda Pet em 2022 entrou para a história do programa com a maior quantidade de ração entregue em troca de garrafas PET. Neste sábado, a iniciativa, que funcionou em sistema drive-thru no Parque Central, distribuiu 700 quilos de ração e recolheu 14 mil garrafas plásticas. Como efeito de comparação, a edição anterior, em outubro, entregou 244 quilos de ração e recebeu 4.880 garrafas.

Desde o início do programa, foram trocadas 207.060 garrafas plásticas por 10.353 quilos de ração, com a participação de mais de 3 mil pessoas. Cada participante pode levar para casa até três quilos de ração ou, se preferir, doar no local para as ONGs cadastradas.

“Eu participo em todas as edições. Temos um grupo que junta as garrafas e no dia do programa eu venho recolher a ração que depois distribuímos entre os cuidadores de animais que temos cadastrados na nossa organização”, contou Tádia Bombá, 46 anos, da associação Agita, que estava acompanhada de Gisele Blens, 52.

O Moeda Pet também tem compromisso com a educação ambiental. Ao longo da troca, para os munícipes que participam, é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável, principalmente em relação à doação de ração que garante a alimentação de qualidade aos animais.

O programa conta com a parceria do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Vigilância à Saúde, Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

As empresas interessadas em aderir ao Moeda Pet podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957 da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e consequentemente o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas e doações de ração, contribuindo positivamente para o meio ambiente, saúde, economia e a causa animal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...