07/12/2022 Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

6 de dezembro de 2022 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André obteve mais um reconhecimento por práticas inovadores e sustentáveis, que transformam a vida da população. A CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) menciona obras e ações socioambientais desenvolvidas no município no ‘Guia para cidades mais saudáveis – princípios e instrumentos para promover a saúde através do planejamento e gestão urbana’, documento elaborado pela instituição financeira com o objetivo de retratar boas ideias e soluções de desenvolvimento urbano sustentável, crescimento econômico e inclusão social.

O programa Moeda Verde, que possibilita que moradores de comunidades carentes do município troquem resíduos recicláveis por alimentos, é exemplo de política pública para proporcionar segurança alimentar, fortalecer a coleta seletiva e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Outra iniciativa socioambiental mencionada é o programa De Volta Pra Sala, cuja ação permite a restauração, o conserto ou a produção de sofás, mobiliário e estofados. A iniciativa já permitiu a confecção e reforma de mais de 200 peças, impedindo que os materiais fossem descartados irregularmente ou tivessem como destino o aterro municipal.

A CAF também traz como ‘caso de interesse’ o Sanear Santo André, programa de obras de saneamento, mobilidade e infraestrutura que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela instituição, destacando a construção de mais Estações de Coleta na cidade. Além de ampliar a reciclagem e diminuir pontos de descarte irregular, com a implantação de mais dez ecopontos o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela gestão de resíduos sólidos, pode economizar mais de R$ 500 mil, valor gasto no ano passado com a execução de limpeza em locais que sofrem com o despejo ilegal de resíduos em terrenos, córregos ou vias públicas.

“Mais um reconhecimento internacional que Santo André recebe por boas práticas em sustentabilidade e na gestão de resíduos sólidos. Seguimos exportando modelos e programas que melhoram a qualidade de vida da nossa gente, trazendo dignidade e estimulando a reciclagem como forma de combate ao descarte irregular e fomento das cooperativas”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

O ‘Guia para cidades mais saudáveis’ menciona programas de obras e ações socioambientais de cidades diversos países da América Latina, além do Caribe. A gestão de resíduos sólidos de Santo André é citada como uma contribuição para a “saúde e a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o cuidado com o meio ambiente e a conservação dos recursos naturais”.

“Ao ter as nossas ações mencionadas em um documento que traz bons exemplos de cidades de diversos países só reforça que estamos no caminho certo. Boas práticas precisam e devem ser compartilhadas para que possamos oferecer um mundo melhor e menos desigual para todos”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O ‘Guia para cidades mais saudáveis’ também traz contextualização de cenários sobre saneamento, saúde, mobilidade urbana, segurança alimentar, dentre outros, e diretrizes que podem ser realizadas na política urbana, visando à promoção de cidades mais saudáveis, sustentáveis e igualitárias. O documento pode ser consultado em https://bit.ly/3P3kXs1.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...