03/11/2022 Semasa abre consulta pública de política municipal desenvolvida para catadores de recicláveis

Interessados podem mandar dúvidas, sugestões e melhorias até 1º de dezembro
 
Santo André, 3 de novembro de 2022 – Após realizar um censo com pessoas que recolhem resíduos recicláveis pelas ruas de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em conjunto com diversas secretarias da Prefeitura, desenvolveu o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Antes de tornar-se um decreto para o município desenvolver políticas públicas a esses trabalhadores, foi aberta consulta pública, de modo que a população possa contribuir com melhorias, aperfeiçoando essa importante e inédita política municipal.
 
Qualquer pessoa pode participar, mandando dúvidas e sugestões até 1º de dezembro, por meio do link https://bit.ly/3FGUVZ2. O objetivo do plano é proporcionar melhores condições de vida e trabalho, capacitação profissional e a inclusão dos catadores ao sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santo André, por meio do empreendedorismo, da empregabilidade ou do cooperativismo, fazendo com que esses profissionais consigam novas oportunidades e geração de renda digna e estável, o que é fundamental para que esse grupo social deixe a condição de vulnerabilidade socioeconômica.
 
O plano tem, entre outras metas, a criação de uma rede de contato com os estabelecimentos de comercialização de materiais recicláveis e sucatas, além da capacitação de gestores públicos para desenvolver oportunidades de inclusão dos catadores em programas governamentais.
 
Para atingir tais finalidades, o plano de inclusão produtiva contou com consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estipulou uma metodologia de três fases: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda. Além disso, a elaboração do documento contou com participação das secretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Educação, Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro.
 
Censo dos catadores – Estima-se que haja em Santo André 1.831 pessoas que recolhem recicláveis no município. Mais de 850 pessoas aceitaram participar da pesquisa executada pelo Semasa, respondendo a perguntas sobre trabalho, renda, escolaridade, saúde, moradia, saneamento, dentre outros.
 
O estudo revela que 74,7% dos catadores são homens e 23,3% são mulheres. Questionados sobre os motivos de trabalharem com a reciclagem, 66,6% responderam que é porque não conseguem emprego formal. Em relação à renda, 52,9% ganham menos de um salário mínimo. No quesito escolaridade, 37,7% dos profissionais não concluíram o ensino fundamental e 9,1% não são alfabetizados. 
 
Outros dados que merecem atenção, e que foram levados em consideração para a formulação do Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, diz respeito a cursos de qualificação profissional: 81% dos catadores que participaram do estudo não realizaram nenhum curso. Além disso, 90,5% não contribuem para a previdência social e 83,8% não sabem que existem ou como funcionam cooperativas e/ou associações.
 
O Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis integra o Plano Municipal de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e que ainda será oficializado com a publicação de uma lei municipal. O plano dos catadores será regulamentado por meio de decreto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

07/12/2022: Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

6 de dezembro de 2022 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André obteve mais um reconhecimento por práticas inovadores e sustentáveis, que transformam a vida da população. A CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) menciona obras e ações socioambientais desenvolvidas no município no ‘Guia para cidades mais saudáveis – princípios e instrumentos para promover a saúde através do planejamento e gestão urbana’, documento elaborado pela instituição financeira com o objetivo de retratar boas ideias e soluções...

Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

01/12/2022: Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

Ação do Semasa também tem abordagem educativa nas redes sociais Santo André, 1º de dezembro de 2022 – Quem anda pelas ruas de Santo André e precisa descartar algum resíduo tem a certeza de que em seu caminho encontrará uma ‘amarelinha’ para jogar o lixo. As lixeiras públicas, também conhecidas como papeleiras, são equipamentos fundamentais que garantem uma cidade mais limpa. O problema é que estes dispositivos são constantemente alvos de vandalismo e depredação, especialmente no fim do ano...

Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

30/11/2022: Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

Para início imediato, há disponibilidade aos estudantes dos cursos de gestão ambiental, direito, jornalismo e engenharia ambiental Santo André, 30 de novembro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), está com diversas vagas abertas de estágio. No total, são 11 áreas de atuação disponíveis: administração de empresas, arquitetura, pedagogia, biologia, ciências sociais, economia, engenharia civil, além de gestão ambiental, direito, engenharia ambiental e jornalismo...

Prefeitura inicia construção de  segundo ecoponto no Jardim Santo André

25/11/2022: Prefeitura inicia construção de segundo ecoponto no Jardim Santo André

Santo André, 25 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, está construindo mais um ecoponto no Jardim Santo André. O bairro é um dos que mais sofrem com descarte irregular de resíduos, o que agrava problemas de enchentes, alagamentos e a poluição do meio ambiente. As obras ocorrem na Rua da Visão e a nova unidade será batizada de Estação de Coleta Jardim Santo André. Com a...