17/10/2022 Semasa promove cinedebate e exibe curtas-metragens produzidos pelo projeto Água, Câmera e Ação

Após o evento, produções estarão disponíveis no canal do Semasa no YouTube

Santo André, 17 de outubro de 2022 – Por meio de um olhar sensível e com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil para as questões que envolvem a conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza o projeto Água, Câmera e Ação, que já formou mais de 100 jovens andreenses. E, em mais uma etapa da formação, a autarquia promove nesta quinta-feira (20) um cinedebate para exibir os novos curtas-metragens produzidos pelos participantes.

A atividade, que vai ocorrer no Auditório do Prédio Sede da autarquia a partir das 19h, já está com inscrições abertas em www.semasa.sp.gov.br/aca. O projeto é desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, com financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), e abrange também formação em audiovisual e empreendedorismo.

Durante o cinedebate, serão exibidas cinco produções das turmas do Parque do Pedroso e da Escola Estadual Valdomiro Silveira. Os curtas trazem reflexões sobre a Unidade de Conservação, os elementos que compõem o meio natural e os ecossistemas, as transformações da cidade, o Parque Guaraciaba e o Santuário Nacional de Umbanda.

Após os vídeos, os participantes terão a oportunidade de debater e conversar sobre as percepções que cada curta-metragem traz para a realidade e contexto atuais. Após o evento, os vídeos estarão disponíveis no canal do Semasa no YouTube. Confira abaixo as sinopses das produções que serão exibidas no cinedebate.

 

Vozes da Floresta

A produção trabalha com elementos da natureza para retratar a necessidade de melhorar o cuidado com o meio ambiente, estabelecendo uma relação entre a água, o vento, o solo e a fauna.

 

O reflorestar: Santuário Ecológico da Serra do Mar

O filme foi desenhado para promover a conscientização e fortalecer o desenvolvimento sustentável no Parque do Pedroso com foco no trabalho do Santuário Nacional da Umbanda, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, que fica localizado em área que integra o parque e que realizou plantio em local que estava desmatado. Como resultado dos cuidados com o meio ambiente e com os recursos hídricos, o Santuário passou a ter a única cachoeira do Parque do Pedroso.

 

Visita ao Parque do Pedroso

O filme traz informações sobre Parque Natural do Pedroso e sua importância para os recursos hídricos, convidando as pessoas para que o conheçam e o conservem. Rememorar o passado e construir o futuro.

 

Água: Vida e Morte no tancão

É um curta-metragem que conta a história do Parque Guaraciaba, que já foi um local marcado por tragédias. O parque tem 70 mil metros quadrados de floresta da Mata Atlântica e 300 mil metros quadrados de espelho d’água, recurso hídrico que se esbarra com memórias de medo e tristeza, mas que visa conscientizar as pessoas sobre a grandeza deste recurso natural chamado água.

 

Mancha urbana de Santo André

Por meio de desenhos, o vídeo traz informações sobre a formação da cidade de Santo André e sua área urbana. Ainda, conta com entrevistas que ajudam a elucidar o que está sendo passado ao espectador e a reforçar a necessidade de conservação dos recursos hídricos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

07/12/2022: Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

6 de dezembro de 2022 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André obteve mais um reconhecimento por práticas inovadores e sustentáveis, que transformam a vida da população. A CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) menciona obras e ações socioambientais desenvolvidas no município no ‘Guia para cidades mais saudáveis – princípios e instrumentos para promover a saúde através do planejamento e gestão urbana’, documento elaborado pela instituição financeira com o objetivo de retratar boas ideias e soluções...

Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

01/12/2022: Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

Ação do Semasa também tem abordagem educativa nas redes sociais Santo André, 1º de dezembro de 2022 – Quem anda pelas ruas de Santo André e precisa descartar algum resíduo tem a certeza de que em seu caminho encontrará uma ‘amarelinha’ para jogar o lixo. As lixeiras públicas, também conhecidas como papeleiras, são equipamentos fundamentais que garantem uma cidade mais limpa. O problema é que estes dispositivos são constantemente alvos de vandalismo e depredação, especialmente no fim do ano...

Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

30/11/2022: Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

Para início imediato, há disponibilidade aos estudantes dos cursos de gestão ambiental, direito, jornalismo e engenharia ambiental Santo André, 30 de novembro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), está com diversas vagas abertas de estágio. No total, são 11 áreas de atuação disponíveis: administração de empresas, arquitetura, pedagogia, biologia, ciências sociais, economia, engenharia civil, além de gestão ambiental, direito, engenharia ambiental e jornalismo...

Prefeitura inicia construção de  segundo ecoponto no Jardim Santo André

25/11/2022: Prefeitura inicia construção de segundo ecoponto no Jardim Santo André

Santo André, 25 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, está construindo mais um ecoponto no Jardim Santo André. O bairro é um dos que mais sofrem com descarte irregular de resíduos, o que agrava problemas de enchentes, alagamentos e a poluição do meio ambiente. As obras ocorrem na Rua da Visão e a nova unidade será batizada de Estação de Coleta Jardim Santo André. Com a...