24/09/2022 Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa
 
Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da cidade.
 
O Fundo Social de Solidariedade e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estrearam durante esta manhã o Moeda Verde Itinerante no núcleo Gleba Camilópolis, no Jardim Utinga. Durante a ação, que contou com a participação de 32 pessoas, foram entregues quase 500 quilos de alimentos.
 
“Aos sábados, agora, estaremos entrando em novas comunidades uma vez por mês, até verificar a possibilidade de manter uma estrutura fixa nos locais que serão beneficiados”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos. Atualmente, o programa ocorre em 22 comunidades, a cada duas semanas. Os participantes podem trocar 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimento.
 
O núcleo Gleba Camilópolis fica na divisa com São Paulo, próximo ao Jardim Elba, uma região que é bastante carente e sofre com problemas de descarte irregular de resíduos. No local é comum avistar catadores autônomos de materiais recicláveis, que geralmente vendem os materiais para ferro-velhos.
 
Geremias Ribeiro da Silva foi um dos catadores que passaram pelo local e decidiram trocar os seus resíduos por comida na mesa. “É até melhor para nós. Os alimentos estão caros e o programa é uma boa ação pra nós que moramos na comunidade. Peguei cenoura, mamão e alface. Já tenho a alimentação de hoje”, comemora.
 
A auxiliar de limpeza Cristina Maria dos Santos também aproveitou a manhã deste sábado para garantir a sua refeição.  “É uma oportunidade muita boa que, além de a gente reciclar, podemos preencher a nossa mesa com alimentos. E também não há desperdício. Se reciclar, o alimento tá na mesa”, comemora.
 
Nas 22 comunidades onde está presente, o programa Moeda Verde já beneficia mais de 80 mil pessoas direta e indiretamente. Até 2024, Santo André pretende chegar a 30 núcleos. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
No núcleo Gleba Camilópolis, a ação vai ocorrer sempre um sábado por mês, das 10h às 12h, no final da Avenida João Pessoa. A próxima troca de recicláveis por alimento será em 22 de outubro, no mesmo horário.        
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

14/03/2024: Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

Produtos são vendidos por comerciantes locais do entorno da Unidade de Conservação Santo André, 11 de março de 2024 – Para complementar a experiência de quem frequenta o Parque Natural do Pedroso e trazer mais comodidade aos visitantes, a Unidade de Conservação passa a contar com uma praça de alimentação que funciona nos finais de semana e feriados. A população terá à disposição barraquinhas de comidas e bebidas diversas, além de artesanato e produtos típicos do cambuci – fruto...

Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

06/03/2024: Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

Núcleo Queirós Filho é a 27ª comunidade a receber ação que troca recicláveis por alimentos Santo André, 6 de março de 2024 – A cidade de Santo André alcançou um marco significativo nesta quarta-feira: a estreia do 27º ponto de troca do programa Moeda Verde. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), proporcionou aos residentes do Núcleo...

Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

05/03/2024: Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

Semasa e Secretaria de Saúde vão oferecer atividades gratuitas Santo André, 5 de março de 2024 – Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Secretaria de Saúde realizam neste sábado (9) ação de saúde e práticas esportivas no Parque Natural Municipal do Pedroso. As atividades são totalmente gratuitas e ocorrerão das 8h às 12h. O evento integra os programas Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)...

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...