24/09/2022 Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa
 
Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da cidade.
 
O Fundo Social de Solidariedade e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estrearam durante esta manhã o Moeda Verde Itinerante no núcleo Gleba Camilópolis, no Jardim Utinga. Durante a ação, que contou com a participação de 32 pessoas, foram entregues quase 500 quilos de alimentos.
 
“Aos sábados, agora, estaremos entrando em novas comunidades uma vez por mês, até verificar a possibilidade de manter uma estrutura fixa nos locais que serão beneficiados”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos. Atualmente, o programa ocorre em 22 comunidades, a cada duas semanas. Os participantes podem trocar 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimento.
 
O núcleo Gleba Camilópolis fica na divisa com São Paulo, próximo ao Jardim Elba, uma região que é bastante carente e sofre com problemas de descarte irregular de resíduos. No local é comum avistar catadores autônomos de materiais recicláveis, que geralmente vendem os materiais para ferro-velhos.
 
Geremias Ribeiro da Silva foi um dos catadores que passaram pelo local e decidiram trocar os seus resíduos por comida na mesa. “É até melhor para nós. Os alimentos estão caros e o programa é uma boa ação pra nós que moramos na comunidade. Peguei cenoura, mamão e alface. Já tenho a alimentação de hoje”, comemora.
 
A auxiliar de limpeza Cristina Maria dos Santos também aproveitou a manhã deste sábado para garantir a sua refeição.  “É uma oportunidade muita boa que, além de a gente reciclar, podemos preencher a nossa mesa com alimentos. E também não há desperdício. Se reciclar, o alimento tá na mesa”, comemora.
 
Nas 22 comunidades onde está presente, o programa Moeda Verde já beneficia mais de 80 mil pessoas direta e indiretamente. Até 2024, Santo André pretende chegar a 30 núcleos. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
No núcleo Gleba Camilópolis, a ação vai ocorrer sempre um sábado por mês, das 10h às 12h, no final da Avenida João Pessoa. A próxima troca de recicláveis por alimento será em 22 de outubro, no mesmo horário.        
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

07/12/2022: Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

6 de dezembro de 2022 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André obteve mais um reconhecimento por práticas inovadores e sustentáveis, que transformam a vida da população. A CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) menciona obras e ações socioambientais desenvolvidas no município no ‘Guia para cidades mais saudáveis – princípios e instrumentos para promover a saúde através do planejamento e gestão urbana’, documento elaborado pela instituição financeira com o objetivo de retratar boas ideias e soluções...

Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

01/12/2022: Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo em lixeiras públicas ganha ruas de Santo André

Ação do Semasa também tem abordagem educativa nas redes sociais Santo André, 1º de dezembro de 2022 – Quem anda pelas ruas de Santo André e precisa descartar algum resíduo tem a certeza de que em seu caminho encontrará uma ‘amarelinha’ para jogar o lixo. As lixeiras públicas, também conhecidas como papeleiras, são equipamentos fundamentais que garantem uma cidade mais limpa. O problema é que estes dispositivos são constantemente alvos de vandalismo e depredação, especialmente no fim do ano...

Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

30/11/2022: Semasa tem vagas abertas para oportunidades de estágio

Para início imediato, há disponibilidade aos estudantes dos cursos de gestão ambiental, direito, jornalismo e engenharia ambiental Santo André, 30 de novembro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), está com diversas vagas abertas de estágio. No total, são 11 áreas de atuação disponíveis: administração de empresas, arquitetura, pedagogia, biologia, ciências sociais, economia, engenharia civil, além de gestão ambiental, direito, engenharia ambiental e jornalismo...

Prefeitura inicia construção de  segundo ecoponto no Jardim Santo André

25/11/2022: Prefeitura inicia construção de segundo ecoponto no Jardim Santo André

Santo André, 25 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, está construindo mais um ecoponto no Jardim Santo André. O bairro é um dos que mais sofrem com descarte irregular de resíduos, o que agrava problemas de enchentes, alagamentos e a poluição do meio ambiente. As obras ocorrem na Rua da Visão e a nova unidade será batizada de Estação de Coleta Jardim Santo André. Com a...