12/09/2022 Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h

Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais.

O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu. Ele está fazendo pequenas reformas em uma de suas residências, no Parque das Nações, e aproveitou para descartar entulho. “É um equipamento muito importante para o meio ambiente. É horrível você passar nas calçadas e em terrenos baldios e ver vários materiais jogados. Isso traz poluição ambiental e visual e problemas de ratos, baratas e enchentes”, afirma. A EC Bangu fica na Rua Oratório com a Avenida Antônio Cardoso, no número 1.000, bairro Bangu.

Localizada em um ponto de descarte irregular de resíduos onde o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) gastou quase R$ 111 mil, em 2021, para executar serviços de limpeza, a Estação de Coleta Ana Maria fica na Avenida Cândido Camargo, 101, no Jardim Ana Maria. Já a Estação de Coleta Palmeiras – que precisou ser desativada devido à necessidade de receber adaptações estruturais, está localizada na Avenida Prestes Maia, 195, no bairro Jardim. Todas elas funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h, inclusive em feriados.

As novas unidades integram o pacote de obras de mais dez ecopontos que serão construídos até o fim deste ano, por meio do Programa Sanear Santo André, realizado pela Prefeitura e pelo Semasa. Estão sendo investidos cerca de R$ 6,4 milhões para implantar mais equipamentos públicos do tipo, com verba financiada pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Uma das grandes novidades desses ecopontos é que eles possuem caçambas compactadoras. Ao compactar resíduos recicláveis, estima-se que o equipamento consiga comportar o dobro de materiais que seriam descartados em uma caçamba estacionária. Todos os locais ainda têm duas câmeras de monitoramento para que o Semasa possa inibir furtos e vandalismos e punir quem comete descarte irregular de resíduos, o que é crime ambiental. Com a entrega de mais ecopontos, Santo André agora disponibiliza 23 Estações de Coleta para que os munícipes possam descartar corretamente recicláveis, entulho, móveis, eletroeletrônicos, pneus, poda de vegetação, gesso e telha e fibra de amianto (esses dois últimos materiais, porém, são aceitos em algumas unidades).

Além disso, a população pode doar roupas, calçados, acessórios e brinquedos em bom estado, que são encaminhados para entidades assistenciais cadastradas, e trocar um litro de óleo de cozinha usado por uma barra de sabão ecológico, produzido pelo Instituto Triângulo. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cerca de 700 milhões de litros de óleo são descartados anualmente de forma incorreta, causando o entupimento de tubulações, agravando a poluição de córregos e rios e afetando a vida de animais marinhos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...