12/09/2022 Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h

Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais.

O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu. Ele está fazendo pequenas reformas em uma de suas residências, no Parque das Nações, e aproveitou para descartar entulho. “É um equipamento muito importante para o meio ambiente. É horrível você passar nas calçadas e em terrenos baldios e ver vários materiais jogados. Isso traz poluição ambiental e visual e problemas de ratos, baratas e enchentes”, afirma. A EC Bangu fica na Rua Oratório com a Avenida Antônio Cardoso, no número 1.000, bairro Bangu.

Localizada em um ponto de descarte irregular de resíduos onde o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) gastou quase R$ 111 mil, em 2021, para executar serviços de limpeza, a Estação de Coleta Ana Maria fica na Avenida Cândido Camargo, 101, no Jardim Ana Maria. Já a Estação de Coleta Palmeiras – que precisou ser desativada devido à necessidade de receber adaptações estruturais, está localizada na Avenida Prestes Maia, 195, no bairro Jardim. Todas elas funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h, inclusive em feriados.

As novas unidades integram o pacote de obras de mais dez ecopontos que serão construídos até o fim deste ano, por meio do Programa Sanear Santo André, realizado pela Prefeitura e pelo Semasa. Estão sendo investidos cerca de R$ 6,4 milhões para implantar mais equipamentos públicos do tipo, com verba financiada pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Uma das grandes novidades desses ecopontos é que eles possuem caçambas compactadoras. Ao compactar resíduos recicláveis, estima-se que o equipamento consiga comportar o dobro de materiais que seriam descartados em uma caçamba estacionária. Todos os locais ainda têm duas câmeras de monitoramento para que o Semasa possa inibir furtos e vandalismos e punir quem comete descarte irregular de resíduos, o que é crime ambiental. Com a entrega de mais ecopontos, Santo André agora disponibiliza 23 Estações de Coleta para que os munícipes possam descartar corretamente recicláveis, entulho, móveis, eletroeletrônicos, pneus, poda de vegetação, gesso e telha e fibra de amianto (esses dois últimos materiais, porém, são aceitos em algumas unidades).

Além disso, a população pode doar roupas, calçados, acessórios e brinquedos em bom estado, que são encaminhados para entidades assistenciais cadastradas, e trocar um litro de óleo de cozinha usado por uma barra de sabão ecológico, produzido pelo Instituto Triângulo. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cerca de 700 milhões de litros de óleo são descartados anualmente de forma incorreta, causando o entupimento de tubulações, agravando a poluição de córregos e rios e afetando a vida de animais marinhos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...

Semasa lança obra inédita sobre catadores de materiais recicláveis

31/08/2022: Semasa lança obra inédita sobre catadores de materiais recicláveis

Livro é um importante instrumento para formulação de políticas públicas aos profissionais, que geralmente vivem e trabalham em situação de vulnerabilidade Santo André, 30 de agosto de 2022 – Imagine trabalhar há 37 anos na rua, vasculhando e recolhendo resíduos recicláveis em Santo André? Com sol forte ou chuva, frio ou calor, com problemas de saúde ou não, o catador Edmilson Bernardo Balbino está diariamente puxando o seu carrinho feito de ferro. Com 55 anos de idade, ele faz...