17/07/2022 Santo André realiza seminário para discutir políticas públicas e inserção dos catadores na gestão de resíduos sólidos

Evento também apresentará resultados de uma pesquisa feita pelo Semasa para compreender a vida e o trabalho desses profissionais

Santo André, 27 de junho de 2022 – Santo André promove na próxima quinta-feira (30/06) um evento inédito para abordar a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais, que, na maioria das vezes, estão em situação de vulnerabilidade social e trabalham em condições precárias. Trata-se do seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) no anfiteatro Heleny Guariba, das 8h às 17h, localizado no hall do Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/n – Centro).

Serão quatro mesas com a participação de gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. O seminário também apresentará os resultados do mapeamento que o Semasa fez, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, para compreender a realidade social, o trabalho dos catadores e o cenário atual de coleta e venda de materiais recicláveis.

Com o estudo, Santo André pôde levantar o perfil socioeconômico desses trabalhadores, a renda, faixa etária, etnia, sexo, escolaridade, variáveis do trabalho e do sistema de coleta e comercialização de resíduos reaproveitáveis, além de questões relacionadas à saúde, proteção, participação em programas sociais, dentre outros.

Programação

A primeira mesa do evento será ‘O papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas’. Haverá apresentação do mapeamento realizado com catadores, por meio da empresa Painel Pesquisas e Consultoria, e abordagens com a Universidade de São Paulo e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Em seguida, vem a mesa ‘Inserção dos catadores nas políticas municipais: o estado da arte no ABC’. Representantes dos municípios de São Bernardo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires trocarão experiências sobre o trabalho desses profissionais e a participação deles na gestão de resíduos sólidos.

A terceira mesa é ‘Visibilidade aos invisíveis’. Nesta, o seminário valorizará o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. Marcarão presença a Pimp my Carroça, a Coopmare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis) e a Coopercaps (Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro). A catadora Litz Gouveia, que trabalha há mais de 10 anos pelas ruas de São Paulo, também fará uma apresentação.

A última mesa será ‘Possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem’, que abrirá espaço para ouvir o setor empresarial, a cooperativa Cidade Limpa (que atua em Santo André) e as instituições Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e Espaço urbano. Do setor empresarial, participarão as empresas Braskem e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As inscrições devem ser realizadas no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente neste link https://bit.ly/3tYMUYO. Os interessados podem verificar a programação completa, com horários e nomes dos participantes, no link de inscrição. Haverá entrega de certificado e de um kit feito com materiais recicláveis, uma apresentação musical e disponibilização de bags para o recebimento de resíduos recicláveis.

Exposição – No hall do Teatro Municipal, o Semasa também promoverá, no dia 30 de junho, a exposição ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André’. Serão 12 painéis com resultados da pesquisa executada com esses profissionais, depoimentos de catadores e cooperados, informações sobre a gestão de resíduos sólidos e políticas públicas do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...