17/07/2022 Santo André realiza seminário para discutir políticas públicas e inserção dos catadores na gestão de resíduos sólidos

Evento também apresentará resultados de uma pesquisa feita pelo Semasa para compreender a vida e o trabalho desses profissionais

Santo André, 27 de junho de 2022 – Santo André promove na próxima quinta-feira (30/06) um evento inédito para abordar a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais, que, na maioria das vezes, estão em situação de vulnerabilidade social e trabalham em condições precárias. Trata-se do seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) no anfiteatro Heleny Guariba, das 8h às 17h, localizado no hall do Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/n – Centro).

Serão quatro mesas com a participação de gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. O seminário também apresentará os resultados do mapeamento que o Semasa fez, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, para compreender a realidade social, o trabalho dos catadores e o cenário atual de coleta e venda de materiais recicláveis.

Com o estudo, Santo André pôde levantar o perfil socioeconômico desses trabalhadores, a renda, faixa etária, etnia, sexo, escolaridade, variáveis do trabalho e do sistema de coleta e comercialização de resíduos reaproveitáveis, além de questões relacionadas à saúde, proteção, participação em programas sociais, dentre outros.

Programação

A primeira mesa do evento será ‘O papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas’. Haverá apresentação do mapeamento realizado com catadores, por meio da empresa Painel Pesquisas e Consultoria, e abordagens com a Universidade de São Paulo e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Em seguida, vem a mesa ‘Inserção dos catadores nas políticas municipais: o estado da arte no ABC’. Representantes dos municípios de São Bernardo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires trocarão experiências sobre o trabalho desses profissionais e a participação deles na gestão de resíduos sólidos.

A terceira mesa é ‘Visibilidade aos invisíveis’. Nesta, o seminário valorizará o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. Marcarão presença a Pimp my Carroça, a Coopmare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis) e a Coopercaps (Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro). A catadora Litz Gouveia, que trabalha há mais de 10 anos pelas ruas de São Paulo, também fará uma apresentação.

A última mesa será ‘Possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem’, que abrirá espaço para ouvir o setor empresarial, a cooperativa Cidade Limpa (que atua em Santo André) e as instituições Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e Espaço urbano. Do setor empresarial, participarão as empresas Braskem e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As inscrições devem ser realizadas no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente neste link https://bit.ly/3tYMUYO. Os interessados podem verificar a programação completa, com horários e nomes dos participantes, no link de inscrição. Haverá entrega de certificado e de um kit feito com materiais recicláveis, uma apresentação musical e disponibilização de bags para o recebimento de resíduos recicláveis.

Exposição – No hall do Teatro Municipal, o Semasa também promoverá, no dia 30 de junho, a exposição ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André’. Serão 12 painéis com resultados da pesquisa executada com esses profissionais, depoimentos de catadores e cooperados, informações sobre a gestão de resíduos sólidos e políticas públicas do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...