07/05/2022 Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

 
Área do playground recebeu gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes
 
Santo André, 7 de maio de 2022 – O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além de ter feito adaptações nos sanitários.
 
“Uma cidade que aposta na inclusão é mais solidária e acolhedora. As pessoas têm o sentimento de pertencimento cada vez mais forte quando a gente mostra que a cidade é para todos”, comemora o prefeito Paulo Serra, que entregou os novos equipamentos à população na manhã deste sábado (7).
 
O Pedroso é o primeiro parque na região de macrozona de proteção ambiental a ter brinquedos com acessibilidade. “A reforma dos sanitários e a instalação dos brinquedos são uma conquista para todos os andreenses, mas principalmente para os moradores dos bairros Parque Miami, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo, que estão afastados do centro do município e necessitam de equipamentos de qualidade”, comenta o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.
 
Para levar mais segurança às crianças e garantir a drenagem adequada da água da chuva, evitando, assim, possíveis acidentes, o Semasa instalou piso emborrachado permeável na área do playground. “Santo André está se consolidando cada vez mais como uma cidade referência em políticas públicas de inclusão social e ambientais. Realizar mais essa intervenção no Parque do Pedroso é fundamental para que mais pessoas possam desfrutar da maior unidade de conservação do município”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
 
A dona de casa Andrea Aparecida da Silva, de 42 anos, viu o sorriso do filho Gabriel, de dez anos, quando pôde brincar nos novos equipamentos. “Às vezes a gente vai ao parque e ele fica só olhando, sem poder participar e interagir com outras crianças”, comemora.
 
Melhorias no Parque do Pedroso – O Semasa já realizou diversas melhorias no Parque do Pedroso. Dentre elas, estão a reforma dos sanitários, da sede administrativa e dos vestiários dos funcionários; pintura da marquise que fica próxima à primeira torre do antigo teleférico, da portaria principal e do mirante; instalação de cesto para a quadra de basquete; revitalização e troca de bebedouro antivandalismo; substituição dos equipamentos da academia ao ar livre;  e implantação de 23 câmeras de monitoramento e de Wi-fi.
 
Além disso, o parque ganhou murais em grafite com desenhos da flora e da fauna da Mata Atlântica. As melhorias foram realizadas com verba proveniente de compensação ambiental, cujo investimento somam mais de R$ 784 mil.
 
O Parque do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, das 7h às 19h.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

14/03/2024: Parque do Pedroso ganha praça de alimentação nos finais de semana e feriados

Produtos são vendidos por comerciantes locais do entorno da Unidade de Conservação Santo André, 11 de março de 2024 – Para complementar a experiência de quem frequenta o Parque Natural do Pedroso e trazer mais comodidade aos visitantes, a Unidade de Conservação passa a contar com uma praça de alimentação que funciona nos finais de semana e feriados. A população terá à disposição barraquinhas de comidas e bebidas diversas, além de artesanato e produtos típicos do cambuci – fruto...

Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

06/03/2024: Santo André expande programa Moeda Verde para o Jardim Ipanema

Núcleo Queirós Filho é a 27ª comunidade a receber ação que troca recicláveis por alimentos Santo André, 6 de março de 2024 – A cidade de Santo André alcançou um marco significativo nesta quarta-feira: a estreia do 27º ponto de troca do programa Moeda Verde. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), proporcionou aos residentes do Núcleo...

Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

05/03/2024: Parque do Pedroso recebe ação de saúde e esporte dedicada às mulheres neste sábado

Semasa e Secretaria de Saúde vão oferecer atividades gratuitas Santo André, 5 de março de 2024 – Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Secretaria de Saúde realizam neste sábado (9) ação de saúde e práticas esportivas no Parque Natural Municipal do Pedroso. As atividades são totalmente gratuitas e ocorrerão das 8h às 12h. O evento integra os programas Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)...

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...