18/04/2022 “Pimp my Carroça em Circuito” reforma carroças de profissionais da reciclagem em Santo André

Realizado no Parque da Juventude, a ação promove, no próximo dia 30/4, um mutirão de pintura e reforma de carroças de catadoras e catadores de materiais recicláveis
Santo André, 18 de abril de 2022 – Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito  por catadoras e catadores autônomos de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realiza a 27 ª edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento acontece no próximo dia 30/4, das 8h às 18h, no Parque da Juventude – Ana Brandão, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Durante o evento, catadores e catadoras da cidade terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e irão receber também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas reflexivas, dentre outros.
A ação voluntária é um gesto de empatia e também de investimento nestes profissionais informais, buscando contribuir com políticas públicas muito mais necessárias em razão da crise agravada pela pandemia da Covid-19.
Ivonete, empreendedora e catadora de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, estava desempregada e encontrou na reciclagem uma solução para sua renda. “Eu achei o projeto muito incentivador para os carroceiros. Dá um suporte, uma ferramenta para ele conseguir executar seu trabalho com dignidade”, afirma.
Relevância social e urbana
O patrocínio ao Pimp My Carroça em Circuito faz parte da estratégia de engajamento socioambiental da Tetra Pak, que há mais de 25 anos atua para promover a conscientização sobre  reciclagem e fomentar  as  transformações  sociais  vinculadas  a esse ecossistema a partir de importantes parcerias.
“Admiramos a trajetória do Pimp My Carroça e fazer parte de um projeto junto a eles para valorizar o trabalho dos catadores e catadoras autônomas de materiais recicláveis só reforça nosso pensamento de que a colaboração é essencial para concretizar nossos objetivos em comum e acelerar transformações positivas. Estamos muito orgulhosos”, ressalta Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak  Brasil e Cone Sul.
Mika, uma das artistas voluntárias participantes da edição do Pimp My Carroça em Circuito em 2021, acredita que o projeto faz uma reflexão sobre a importância da reciclagem. “O objetivo de pintar uma carroça é justamente levar uma mensagem através dos catadores, que desempenham um papel que todos deveriam desempenhar: reciclar, levar esses materiais para um ponto de coleta, para que sejam reaproveitados e colaborar com o planeta”, afirma. 
 
Auxílios  
Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança (EPIs) para catadores, artistas e equipe.
 
A Prefeitura e o Semasa também vão oferecer atividades aos catadores no dia do evento. A autarquia vai realizar uma edição extraordinária dos projetos Breshopping Sustentável, que distribui peças de roupas, calçados e acessórios; e Gincanas Ecológicas, que entrega brinquedos a crianças, que têm a oportunidade de participar de brincadeiras, acumular pontos e trocar pelos brinquedos.
 
Ainda, os departamentos de Bem-Estar Animal e de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Santo André vão realizar o registro dos animais (RGA) dos catadores, cadastrar os interessados para realização de cirurgia de castração destes animais, distribuir cartilhas de posse responsável, além de fazer o encoleiramento de cães e gatos contra pulgas e carrapatos, além de uma edição extra do Programa Moeda Pet.

“Para mim é gratificante ter essa profissão. Porque eu limpo a cidade e dessa limpeza eu tiro minha renda. Eu agradeço muito a Deus por essas pessoas que estão arrumando minha carroça que é meu meio de sustento. Agradeço muito por essa oportunidade. Porque é com a reciclagem que eu sustento minha família”, conta Francisco Luciano, um dos catadores beneficiados pelo projeto.
 
A ação é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com patrocínio da Tetra Pak, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC, e apoio da Prefeitura de Santo André, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Sabesp. 
______________________
Sobre o Pimp my Carroça
É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntários (as) – além de 25 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.

Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e
aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...