26/03/2022 Santo André promove pesquisa para compreender percepções e hábitos da população sobre descarte de resíduos

Iniciativa integra o trabalho socioambiental realizado por causa das obras de construção de mais 10 Estações de Coleta

Santo André, 25 de março de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma mobilização porta a porta para compreender percepções e comportamentos da população sobre a gestão e o descarte correto de resíduos no município. A ação faz parte do projeto de trabalho técnico socioambiental das obras de construção de mais 10 Estações de Coleta, que começam nos próximos dias.

O diagnóstico socioambiental começou pelo Jardim Ana Maria, primeiro local a ser beneficiado com a implantação do novo ecoponto. Agentes devidamente identificados passam de casa em casa para efetuar uma pesquisa e entregar materiais educativos e com informações sobre as obras e os serviços de gestão de resíduos sólidos, executados pelo Semasa.

O questionário possui perguntas sobre problemas que o munícipe identifica no seu bairro, quais tipos de resíduos ele gera em maior quantidade, como é feito o descarte dos materiais – inclusive de resíduos volumosos e perigosos (como lâmpadas, pilhas e baterias), dentre outros.

Com o resultado da pesquisa, o Semasa poderá compreender as necessidades, carências e dificuldade da população, o que é um importante instrumento para planejar e implementar atividades de sensibilização e educação ambiental, além de promover melhorias, o que corrobora com as diretrizes e os objetivos da Política Municipal de Educação Ambiental.

A dona de casa Meire Thomás, de 51 anos, mora há mais de 20 anos na região da Avenida Cândido Camargo, onde será construída a Estação de Coleta Ana Maria. A expectativa é boa para o bairro ter o seu primeiro ecoponto, já que o local sofre há anos com resíduos jogados irregularmente. “Há bastante problema de descarte de lixo na rua. Acho muito importante esse trabalho educativo, pois as pessoas acabam não tendo muito interesse. Misturam recicláveis com o lixo orgânico, jogam na rua. A falta de conscientização é grande”, comenta.

Além do Jardim Ana Maria, os bairros Jardim, Bangu, Vila Guiomar, Jardim Cristiane, Jardim Santo André, Jardim Santa Cristina, Jardim Alvorada e Vila Floresta também vão ser beneficiados com uma Estação de Coleta para a população descartar corretamente resíduos volumosos, como recicláveis, entulho, pneus, resíduos eletrônicos (fogão, geladeira, monitor), colchões, estofados, poda de árvore, dentre outros. Atualmente, o município possui 20 Estações de Coleta.

Com o trabalho técnico socioambiental, o Semasa realizará diversas atividades e visitas para informar e sensibilizar a população sobre as obras e os seus benefícios. Para otimizar ainda mais a gestão de resíduos sólidos, as pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem da cidade, catadores informais e zeladores dos ecopontos também participarão de cursos e capacitações.

Todo esse trabalho integra o programa Sanear Santo André, que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, e pelo Semasa. O programa recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O pacote de obras e intervenções também contempla a construção de mais Estações de Coleta, uma nova Central de Triagem de Resíduos (espaço onde ficam as cooperativas de reciclagem), um Centro de Controle Operacional (estrutura para comunicação e monitoramento dos ecopontos) e um piscinão subterrâneo às margens do córrego Guarará.

Também estão previstas a ampliação e modernização do sistema de monitoramento e alerta de chuva, com implantação de fluviômetros, pluviômetros, estações meteorológicas, bocas de lobo inteligentes (equipamento de drenagem com sensor), câmeras para monitorar córregos da cidade e o Rio Tamanduateí e outras tecnologias para que as equipes de drenagem e da Defesa Civil de Santo André possam atuar em ações preventivas contra enchentes e alagamentos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...