16/03/2022 Semasa promove exibição de curtas-metragens e debate sobre o tema recursos hídricos

Evento será realizado em 23 de março, no Anfiteatro Heleny Guariba, às 14h
 
Santo André, 15 de março de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vai realizar na próxima quarta-feira (23) uma mostra para exibir os curtas-metragens que foram produzidos pelo projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa que visa fortalecer o protagonismo de jovens para as questões ambientais por meio da educomunicação, do empreendedorismo e do audiovisual, o que atende às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.
 
A mostra ‘Água, câmera e ação. O futuro da água é agora!’ será realizada no Anfiteatro Heleny Guariba (Praça IV Centenário, Centro de Santo André, junto ao prédio do Teatro Municipal), a partir das 14h. O evento também contará com a presença da bióloga, pesquisadora e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Marta Angela Marcondes, que realizará discussões junto aos participantes sobre o tema proposto. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 21, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.www.semasa.sp.gov.br/aca.
Produzido principalmente por jovens, os curtas-metragens trazem um olhar sensível sobre diversos aspectos quanto ao acesso, a qualidade e o uso da água em territórios andreenses. Serão exibidas quatro produções:
 
 • A Namoradeira: é um filme poético e educativo que mistura memórias da infância ou do trabalho de moradores e monitores ambientais da Vila de Paranapiacaba. O roteiro traz conteúdos relacionados à natureza e à história da vila ferroviária, região que é fundamental para o abastecimento de água.
 
• Nascentes: também produzido em Paranapiacaba, a produção contempla narrativas que trazem curiosidades sobre o local de distribuição de água da vila – o Núcleo Olho d’água –, as vivências e o lazer na natureza exuberante.
 
• Mirante: o curta-metragem traz memórias de uma avó que conversa com o seu neto sobre a nascente do córrego Cassaquera. O jovem, por sua vez, relata a realidade do curso d’água, que sofre com degradações. O enredo traz ações que a população pode praticar para contribuir com um mundo mais sustentável. O filme foi desenvolvido por jovens do Morro da Kibon.
 
• Água na periferia – ontem e hoje: a produção aborda informações sobre a ocupação do Morro da Kibon, além de problemas ambientais e as suas relações com os recursos hídricos.
 
O projeto Água, Câmera e Ação é realizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa desde outubro de 2021. A nova etapa do projeto agora beneficia a população que reside na região do Parque do Pedroso, além de alunos da E.E Valdomiro Silveira, no Jardim Silvana. A iniciativa recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo).
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...