16/03/2022 Semasa promove exibição de curtas-metragens e debate sobre o tema recursos hídricos

Evento será realizado em 23 de março, no Anfiteatro Heleny Guariba, às 14h
 
Santo André, 15 de março de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vai realizar na próxima quarta-feira (23) uma mostra para exibir os curtas-metragens que foram produzidos pelo projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa que visa fortalecer o protagonismo de jovens para as questões ambientais por meio da educomunicação, do empreendedorismo e do audiovisual, o que atende às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.
 
A mostra ‘Água, câmera e ação. O futuro da água é agora!’ será realizada no Anfiteatro Heleny Guariba (Praça IV Centenário, Centro de Santo André, junto ao prédio do Teatro Municipal), a partir das 14h. O evento também contará com a presença da bióloga, pesquisadora e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Marta Angela Marcondes, que realizará discussões junto aos participantes sobre o tema proposto. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 21, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.www.semasa.sp.gov.br/aca.
Produzido principalmente por jovens, os curtas-metragens trazem um olhar sensível sobre diversos aspectos quanto ao acesso, a qualidade e o uso da água em territórios andreenses. Serão exibidas quatro produções:
 
 • A Namoradeira: é um filme poético e educativo que mistura memórias da infância ou do trabalho de moradores e monitores ambientais da Vila de Paranapiacaba. O roteiro traz conteúdos relacionados à natureza e à história da vila ferroviária, região que é fundamental para o abastecimento de água.
 
• Nascentes: também produzido em Paranapiacaba, a produção contempla narrativas que trazem curiosidades sobre o local de distribuição de água da vila – o Núcleo Olho d’água –, as vivências e o lazer na natureza exuberante.
 
• Mirante: o curta-metragem traz memórias de uma avó que conversa com o seu neto sobre a nascente do córrego Cassaquera. O jovem, por sua vez, relata a realidade do curso d’água, que sofre com degradações. O enredo traz ações que a população pode praticar para contribuir com um mundo mais sustentável. O filme foi desenvolvido por jovens do Morro da Kibon.
 
• Água na periferia – ontem e hoje: a produção aborda informações sobre a ocupação do Morro da Kibon, além de problemas ambientais e as suas relações com os recursos hídricos.
 
O projeto Água, Câmera e Ação é realizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa desde outubro de 2021. A nova etapa do projeto agora beneficia a população que reside na região do Parque do Pedroso, além de alunos da E.E Valdomiro Silveira, no Jardim Silvana. A iniciativa recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo).
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...