14/03/2022 Deputado federal Alexis Fonteyne conhece programa Moeda Verde

 
Parlamentar esteve na comunidade Maurício de Medeiros junto com a presidente do Fundo Social e o superintendente do Semasa
 
Santo André, 11 de março de 2022 – A comunidade Maurício de Medeiros, localizada no bairro Cata Preta, recebeu nesta sexta-feira (11) mais uma edição do programa Moeda Verde. A ação foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, e pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.
 
A agenda contou ainda com a presença do deputado federal por São Paulo, Alexis Fonteyne, que esteve na cidade para conhecer melhor algumas ações da administração andreense.
 
Desde que foi criado, em 2017, o programa Moeda Verde se tornou exemplo de iniciativa pública e tem atraído representantes de municípios e autoridades de todo o país. A comunidade Maurício de Medeiros é uma das 17 que integram o Moeda Verde, programa realizado pela Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
Durante o encontro, a primeira-dama e o superintendente da autarquia apresentaram ao parlamentar a logística que envolve o funcionamento do Moeda Verde e os resultados positivos que já foram alcançados com a iniciativa.
 
“Santo André continua sendo referência em políticas públicas de qualidade. O Moeda Verde segue melhorando a vida de moradores das nossas comunidades. Um exemplo seguido em vários locais. Sustentabilidade, cidadania, solidariedade, amor e carinho. Tudo junto e misturado num programa que enche os nossos corações de felicidade. Os desafios são grandes, mas juntos vamos vencê-los”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
 
No Moeda Verde, a cada cinco quilos de resíduo reciclável que o morador da comunidade atendida leva até o ponto de troca, ele recebe um quilo de alimento do tipo hortifrúti, como frutas, legumes e verduras.
 
Premiado no ano passado como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade, a ação andreense também já ganhou destaque em rede de televisão internacional. 
 
Desde o início das trocas, em 2017, já foram recolhidas mais de 576 toneladas de resíduos recicláveis e entregues mais de 115 toneladas de alimentos.
 
As trocas nos núcleos atendidos pelo programa ocorrem a cada 15 dias. “Ainda neste ano, quatro novas comunidades devem passar a integrar as ações e queremos chegar a 30 comunidades até 2024. O Moeda Verde é um exemplo de política pública sustentável que funciona e nos dá muito orgulho”, completa o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...