14/03/2022 Deputado federal Alexis Fonteyne conhece programa Moeda Verde

 
Parlamentar esteve na comunidade Maurício de Medeiros junto com a presidente do Fundo Social e o superintendente do Semasa
 
Santo André, 11 de março de 2022 – A comunidade Maurício de Medeiros, localizada no bairro Cata Preta, recebeu nesta sexta-feira (11) mais uma edição do programa Moeda Verde. A ação foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, e pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.
 
A agenda contou ainda com a presença do deputado federal por São Paulo, Alexis Fonteyne, que esteve na cidade para conhecer melhor algumas ações da administração andreense.
 
Desde que foi criado, em 2017, o programa Moeda Verde se tornou exemplo de iniciativa pública e tem atraído representantes de municípios e autoridades de todo o país. A comunidade Maurício de Medeiros é uma das 17 que integram o Moeda Verde, programa realizado pela Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
Durante o encontro, a primeira-dama e o superintendente da autarquia apresentaram ao parlamentar a logística que envolve o funcionamento do Moeda Verde e os resultados positivos que já foram alcançados com a iniciativa.
 
“Santo André continua sendo referência em políticas públicas de qualidade. O Moeda Verde segue melhorando a vida de moradores das nossas comunidades. Um exemplo seguido em vários locais. Sustentabilidade, cidadania, solidariedade, amor e carinho. Tudo junto e misturado num programa que enche os nossos corações de felicidade. Os desafios são grandes, mas juntos vamos vencê-los”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
 
No Moeda Verde, a cada cinco quilos de resíduo reciclável que o morador da comunidade atendida leva até o ponto de troca, ele recebe um quilo de alimento do tipo hortifrúti, como frutas, legumes e verduras.
 
Premiado no ano passado como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade, a ação andreense também já ganhou destaque em rede de televisão internacional. 
 
Desde o início das trocas, em 2017, já foram recolhidas mais de 576 toneladas de resíduos recicláveis e entregues mais de 115 toneladas de alimentos.
 
As trocas nos núcleos atendidos pelo programa ocorrem a cada 15 dias. “Ainda neste ano, quatro novas comunidades devem passar a integrar as ações e queremos chegar a 30 comunidades até 2024. O Moeda Verde é um exemplo de política pública sustentável que funciona e nos dá muito orgulho”, completa o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...