09/03/2022 Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso toma posse

Grupo será responsável por fomentar políticas públicas para a Unidade de Conservação

Santo André, 9 de março de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental), deu posse ontem (8) ao novo Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso. A partir de agora, o grupo, em conjunto com a autarquia, será responsável por fomentar discussões e políticas públicas para a Unidade de Conservação, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do local.

O processo eleitoral teve início no ano passado com a participação da população e as eleições ocorreram de forma virtual, em fevereiro. A posse, também virtual, aconteceu nesta terça-feira durante reunião extraordinária do Comugesan. Além dos representantes do poder público, tomaram posse três entidades da sociedade civil dos seguintes segmentos:

• Entidade Cultural que desenvolve atividades na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Pedroso: Santuário Nacional da Umbanda.
• Associação de Moradores residentes no entorno do Parque Natural Municipal do Pedroso: Coletivo Amigos do Pedroso.
• Organização Não-Governamental com notória especialização comprovada em proteção e conservação de áreas protegidas ou por Entidade de Pesquisa Científica através de seus responsáveis pelo tema de Áreas Protegidas: Universidade Federal do ABC.

O conselho é paritário e composto por representantes do poder público – vinculados diretamente à gestão do Pedroso – e da sociedade civil e presidido pelo Semasa. O parque é uma Unidade de Conservação, além de ser o maior espaço ambiental protegido da cidade. O local é formado por um maciço vegetal de Mata Atlântica e abriga dezenas de espécies de plantas e animais.

Com vocação para ações de ecoturismo, o Conselho poderá propor atividades e programação específica para fomentar a visitação ao espaço, sempre com foco na sensibilização dos frequentadores para a preservação e sustentabilidade da área. Em breve os conselheiros passarão por uma formação sobre as especificidades do local, legislação e plano de manejo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...