09/03/2022 Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso toma posse

Grupo será responsável por fomentar políticas públicas para a Unidade de Conservação

Santo André, 9 de março de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental), deu posse ontem (8) ao novo Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso. A partir de agora, o grupo, em conjunto com a autarquia, será responsável por fomentar discussões e políticas públicas para a Unidade de Conservação, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do local.

O processo eleitoral teve início no ano passado com a participação da população e as eleições ocorreram de forma virtual, em fevereiro. A posse, também virtual, aconteceu nesta terça-feira durante reunião extraordinária do Comugesan. Além dos representantes do poder público, tomaram posse três entidades da sociedade civil dos seguintes segmentos:

• Entidade Cultural que desenvolve atividades na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Pedroso: Santuário Nacional da Umbanda.
• Associação de Moradores residentes no entorno do Parque Natural Municipal do Pedroso: Coletivo Amigos do Pedroso.
• Organização Não-Governamental com notória especialização comprovada em proteção e conservação de áreas protegidas ou por Entidade de Pesquisa Científica através de seus responsáveis pelo tema de Áreas Protegidas: Universidade Federal do ABC.

O conselho é paritário e composto por representantes do poder público – vinculados diretamente à gestão do Pedroso – e da sociedade civil e presidido pelo Semasa. O parque é uma Unidade de Conservação, além de ser o maior espaço ambiental protegido da cidade. O local é formado por um maciço vegetal de Mata Atlântica e abriga dezenas de espécies de plantas e animais.

Com vocação para ações de ecoturismo, o Conselho poderá propor atividades e programação específica para fomentar a visitação ao espaço, sempre com foco na sensibilização dos frequentadores para a preservação e sustentabilidade da área. Em breve os conselheiros passarão por uma formação sobre as especificidades do local, legislação e plano de manejo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...