24/02/2022 Meu Condomínio Recicla chega a 200 adesões em Santo André

Programa do Semasa tem o objetivo de ampliar o volume de resíduos da Coleta Seletiva

Santo André, 23 de fevereiro de 2022 – O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), está presente em 200 edifícios residenciais da cidade. A marca positiva foi alcançada nesta última semana e reflete a preocupação dos moradores da cidade em destinar os resíduos corretamente.

Lançado no ano passado, o projeto foi financiado em parte com verba do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e é mais uma iniciativa da autarquia que contempla as premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para as Cidades Sustentáveis. Ao permitir a ampliação do volume de recicláveis que seguem para a Coleta Seletiva, o programa beneficia diretamente as 120 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem da cidade, contribui para a melhor gestão de resíduos nos condomínios e ainda para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário.

O síndico do edifício Conjunto Bela Vista, Paulo César Gonçales, comenta que a pandemia trouxe um aumento no volume de resíduos recicláveis para o local. “Ao aderir ao programa, facilitamos o processo de separação dos materiais por parte dos moradores e temos a certeza de dar um destino correto a este lixo e ainda ajudamos as pessoas da cooperativa com aumento da renda”, explica.

Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. Ainda, o Semasa oferece um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, explica que o objetivo do projeto é impactar cerca de cinco mil moradores destes empreendimentos. “Por meio do projeto, temos a expectativa de ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos e ampliar os canais de sensibilização dos munícipes para a problemática dos resíduos sólidos e a importância da separação do lixo”, comenta.

Zeladores ou síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma online. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...