11/02/2022 Caminhões de coleta ganham nova identidade visual para reforçar importância da separação de resíduos

Novidade segue em complemento às ações de sensibilização para temáticas ambientais

Santo André, 10 de fevereiro de 2022 – Para sensibilizar ainda mais os moradores de Santo André para a importância da Coleta Seletiva, os caminhões de coleta que executam o serviço ganharam nova identidade visual. A proposta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é permitir que a população possa identificar os veículos de forma mais fácil, diferenciando a coleta de resíduos úmidos e secos e, assim, a correta destinação do lixo.

“Cuidar da cidade é garantir sustentabilidade e desenvolvimento. Por isso, reforçamos as campanhas de conscientização para estimular a reciclagem, combater o descarte irregular de lixo e suas consequências, como enchentes provocadas pelo acúmulo de resíduos em bueiros e margens de rios e córregos”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Além dos caminhões compactadores que atuam nos bairros, também ganharam nova adesivação o caminhão baú – que serve à coleta na região do Calçadão da Oliveira Lima e em ações específicas -, o carrinho elétrico e a varredeira mecanizada.

“Ao permitir que os moradores possam identificar mais facilmente os caminhões na rua, incentivamos que todos possam se engajar mais na Coleta Seletiva da nossa cidade. Um serviço do Semasa, que é referência para a região e para o país, e que é realizado em 100% do município, trazendo benefícios para o meio ambiente e contribuindo para a renda de 120 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem”, comenta o superintendente da autarquia, Gilvan Junior.

Como forma de aumentar o volume de resíduos recicláveis coletados, beneficiar as cooperativas e ampliar a vida útil do Aterro Sanitário, o Semasa segue trabalhando e fomentando iniciativas municipais para fortalecer as questões voltadas à sustentabilidade, como a ampliação do programa Moeda Verde, formalização da cooperativa de reaproveitamento de sofás do projeto De Volta pra Sala, ampliação do número de Estações de Coleta do município e implantação de uma nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis. Estas duas últimas iniciativas fazem parte do programa Sanear Santo André, que recebe financiamento internacional da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), para obras de saneamento, drenagem e infraestrutura. Em 2021, foram coletadas mais de 5 mil toneladas de resíduos recicláveis.

“De forma inédita na região do ABC, no ano passado firmamos parceria com a iniciativa privada para reciclagem de gesso, esponjas de lavar louça, embalagens metalizadas, cápsulas de café e material de escrita. Em vez de se tornarem rejeito, estes materiais passam a ser encaminhados para reaproveitamento e se tornam matéria-prima para novos produtos. As esponjas, por exemplo, são usadas na produção de bancos e lixeiras”, explica o superintendente da autarquia.

O Semasa também realiza diversas ações para sensibilizar moradores sobre temáticas ambientais e sobre a importância da separação de resíduos nas redes sociais e em cursos e projetos de educação ambiental.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...