20/12/2021 Moeda Verde recebe premiação nacional de sustentabilidade e inovação

Programa andreense, que já distribuiu mais de 107 toneladas de alimentos frescos, ficou em segundo lugar

Santo André, 20 de dezembro de 2021 – O Programa Moeda Verde segue colhendo frutos e reconhecimento pelas conquistas nestes quatro anos de realização. Nesta segunda-feira (26), a iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foi premiada como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).

O Prêmio RAPS reconhece ações e projetos inovadores no âmbito público e que estejam relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU. Na mesma categoria do programa de Santo André, ficou em primeiro lugar a iniciativa Recife Acolhe, que trabalha ações de inclusão social para população em vulnerabilidade.

“Um programa inovador, que tem sido reconhecido, premiado e também adotado por outros municípios do País. Alia sustentabilidade, segurança alimentar, combate o descarte irregular e mobiliza as cooperativas de reciclagem. Uma engrenagem que está funcionando muito bem. Por isso, vamos continuar expandindo a outros bairros de Santo André”, destacou o prefeito Paulo Serra.

“É uma alegria receber este prêmio, principalmente com um Programa como o Moeda Verde, que beneficia tantos moradores, além de colaborar com a reciclagem e com a diminuição de lixo nas comunidades.  O cuidado e o carinho com nossos munícipes sempre será prioridade em Santo André”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

O Moeda Verde está presente em 18 comunidades do município e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas. “Em quatro anos de programa, já entregamos mais de 107 toneladas de alimentos hortifrúti e a população já encaminhou para a reciclagem quase 540 toneladas de resíduos. O reconhecimento deste prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo de uma cidade mais sustentável”, celebra o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome. Os resíduos recicláveis recolhidos foram encaminhados às duas cooperativas de reciclagem da cidade, parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de 120 famílias que trabalham nos locais. Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam com o descarte irregular de resíduos.

Novidades – Em razão do recesso por causa das festas de fim de ano, as trocas nos núcleos voltam a ocorrer no dia 15 de janeiro e voltam a ser realizadas quinzenalmente. Além disso, no que vem, a previsão é levar o programa para cinco novas comunidades.

Até 2024 a expectativa da administração é implantar as trocas em 30 locais de Santo André. Para otimizar os trabalhos, também a partir de 2022, as comunidades próximas receberam alinhamento para que as trocas possam ser realizadas no mesmo dia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...