10/12/2021 Semasa realiza blitz de orientação para transportadores de resíduos de construção civil

Em parceria com o DET, GCM e a Polícia Militar, operação ocorreu em dois pontos da cidade

Santo André, 10 de dezembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu nesta sexta-feira (10) operações blitz para orientar geradores e transportadores de resíduos de construção civil. A medida teve como objetivo informar sobre as novas regras e obrigatoriedades em razão da implantação do Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, adotado pela cidade em novembro.

As ações, que contaram com o apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foram realizadas em dois pontos que registram grande fluxo de veículos: pela manhã, no final da Avenida Santos Dumont, na altura da Praça Quatorze Bis; e à tarde, na Rua Oratório, junto à Avenida das Nações.

Durante as abordagens, os agentes do Departamento de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental da autarquia explicaram aos motoristas sobre o funcionamento do sistema, as mudanças adotadas por Santo André e sobre a necessidade de realizar o cadastro e regularização da origem e destino dos resíduos de construção. Neste primeiro momento, as blitz têm caráter apenas de orientação, mas, em breve, transportadores e geradores que forem flagrados sem o devido cadastro poderão ser multados.

“Seguimos trabalhando para coibir os crimes ambientais ligados ao descarte irregular de entulho e lixo na nossa cidade e esta é mais uma ferramenta de gestão que adotamos para complementar o trabalho do Semasa”, explica o superintendente da autarquia, Gilvan Junior. Santo André foi a primeira cidade do ABC a adotar o sistema estadual.

O Sigor – módulo resíduos de construção civil – é um sistema digital da Cetesb que permite aos municípios e ao Estado monitorar a movimentação dos resíduos de construção. A plataforma está dividida para utilização por quatro tipos de usuários: gerador, transportador, destino e prefeituras, permitindo o rastreamento desde a origem até o destino deste tipo de resíduo. Os responsáveis por empreendimentos que necessitam apresentar Estudo de Impacto de Vizinhança junto à Prefeitura e ao Semasa e aqueles que requerem licenciamento ambiental para intervenções com movimentação de terra acima de 3 mil metros cúbicos têm obrigatoriedade de registrar todos os passos na ferramenta.

Santo André conta com o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PMGRCC), que apresenta as diretrizes para a geração, coleta e destinação final deste tipo de resíduo na cidade. O documento incorpora instruções tanto para as obras executadas pelo poder público quanto para aquelas geridas pelos entes particulares. A legislação foi implantada em razão das problemáticas que decorrem dos pontos de disposição ilegal de entulho, principalmente do ponto de vista ambiental, saúde pública e desenvolvimento urbano sustentável do município.

A apresentação do PGRCC pelos responsáveis por empreendimentos deverá ocorrer de forma digital pelos sistemas já existentes de licenciamento e EIV, e também deverá ser cadastrado no Sigor, assim como toda a movimentação posterior. Em caso de dúvidas, os interessados e responsáveis poderão entrar em contato com os técnicos do Semasa pelo e-mail sigor.rcc@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...