29/10/2021 Semasa inova e traz jogos virtuais para o portal Hendu

Atividades, destinadas a crianças de 3 a 12 anos, mesclam histórias e reflexões sobre a temática ambiental

 

Santo André, 29 de outubro de 2021 – Buscando sempre inovar e trazer mais ferramentas de sensibilização ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estreou uma nova seção no portal Hendu. Trata-se dos “Jogos Hendu”, que traz atividades para crianças de 3 a 12 anos aprenderem e refletirem sobre a temática ambiental.

Para a faixa-etária de 3 e 4 anos, o Semasa já disponibilizou jogos sobre economia de água, descarte correto de resíduos domésticos e de conhecimento sobre os elementos que pertencem à natureza.

Para crianças que têm entre 5 e 8 anos, há jogos que abordam sobre os tipos de resíduos que existem, como forma de incentivar a coleta seletiva. Também há uma atividade sobre limpeza da cidade, em que os pequenos ajudam a coletar os resíduos que foram jogados irregularmente no meio ambiente.

O portal Hendu oferece quatro jogos para quem tem entre 9 e 12 anos. São eles: caça-palavras de resíduos orgânicos (úmidos) e recicláveis (secos), verdadeiro ou falso sobre o tempo em que os materiais recicláveis demoram para se decompor e quiz de ações sustentáveis, além de uma atividade sobre a separação correta dos resíduos.

Todo o conteúdo foi elaborado pelos funcionários da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa. Além dos jogos, o portal Hendu traz diversas atividades lúdicas, como desenhos para colorir e brincadeiras que podem ser feitas a partir do reaproveitamento de materiais, e as seções ‘Pipoca’, ‘Você sabia?’, ‘Contação de histórias’ e ‘Superdicas’.

A plataforma também traz informações aos pais, orientando-os sobre a importância e as possíveis formas de mediar as atividades que são sugeridas. Acesse o portal em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

29/11/2021: Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

Ação do projeto ConheSendo ocorre em parceria com a autarquia e tem programação gratuita Santo André, 24 de novembro de 2021 – A equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa neste sábado (4/12) de uma tarde de atividades de sensibilização ambiental realizada pelo Projeto ConheSendo. A programação desenvolvida pela instituição é totalmente gratuita e voltada especialmente para crianças entre 3 e 10 anos. A ação é uma iniciativa do Projeto ConheSendo,...

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...