07/10/2021 Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera

 Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do trabalho socioambiental do Complexo Viário Cassaquera – que envolve obras de canalização do córrego Cassaquera e um novo viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Terrenos onde antes havia só mato e terra vão ganhar o plantio de cenoura-roxa, espinafre, rúcula, repolho, coentro, escarola, morango, alecrim, manjericão, salsinha, tomate, dentre outros. As escolas estaduais Homero Thon, na Vila Homero Thon, e Valdomiro Silveira, na Vila Guaraciaba, já foram beneficiadas pela iniciativa.

O objetivo de implantar hortas nas instituições vai além de oferecer e estimular uma alimentação mais saudável. Esses espaços verdes promovem aumento do convívio social e do contato com a natureza, além de tornarem-se mais uma ferramenta pedagógica. “Quando a gente faz atividades do tipo ‘fui eu quem fiz’ os estudantes se apropriam mais do conhecimento adquirido. No caso do plantio, eles entendem o quanto é importante preservar o espaço da escola e demais áreas verdes, além de cuidar da saúde alimentar”, comenta Maíra de Lourdes Barbosa, professora de biologia da E.E. Valdomiro Silveira.

Outras instituições escolares e espaços como a Creche Adalgisa Bocaccino Pinheiro de Faro e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Carla também vão ganhar hortas. Antes da ação prática, o Semasa realiza atividades de sensibilização sobre o solo e sua importância para que os participantes possam compreender todas as etapas de implantação da horta, bem como saber quais são os benefícios à saúde e ao meio ambiente. Após os alimentos crescerem, a autarquia fará a colheita com as pessoas beneficiadas. O Semasa também realizará o acompanhamento técnico e monitoramento das plantações por três meses.

“É muito bom mexer na terra e plantar. Este tipo de atividade para a minha geração e as futuras é muito importante, pois as hortaliças vão crescer e gerar alimento, o que cria consciência para que a gente possa cuidar do meio ambiente”, afirma a estudante Evellyn Beatriz, da E.E. Valdomiro Silveira.

O trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera também está realizando junto à população beneficiada pelas intervenções outras atividades de sensibilização e educação ambiental, como esquetes teatrais sobre resíduos sólidos. Ainda estão previstas oficinas de compostagem e aproveitamento integral de alimentos. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o cuidado com o meio ambiente e informar sobre a importância das obras, que já chegaram a 90% de conclusão.

O investimento para as intervenções do Complexo Viário Cassaquera, financiadas pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), é de cerca de R$ 40 milhões. As obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, um dos maiores programas do município para trazer melhorias para as áreas de drenagem urbana, resíduos sólidos, infraestrutura e mobilidade urbana.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...

Moeda Verde ultrapassa a marca de 100 toneladas  de alimentos entregues à população

05/10/2021: Moeda Verde ultrapassa a marca de 100 toneladas de alimentos entregues à população

Iniciativa também já recebeu mais de 500 toneladas de resíduos recicláveis que foram encaminhadas para as cooperativas Santo André, 5 de outubro de 2021 – O programa Moeda Verde, que está presente em 18 comunidades de Santo André, celebra mais um marco histórico ao ultrapassar 100 toneladas de alimentos entregues aos moradores da cidade que participam das trocas. O quantitativo foi alcançado durante a ação desta terça-feira (5), no núcleo Capuava. Além dessa importante marca na oferta de frutas,...