16/09/2021 Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã

Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para oferecer cursos presenciais de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.

“Esta é mais uma importante iniciativa para contribuir com a formação de cidadãos compromissados com o meio ambiente, possibilitando ainda que jovens possam desenvolver habilidades  para trabalhar com o audiovisual, por meio da educomunicação, o que gera oportunidades de emprego e renda”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Durante 18 meses, serão realizados 13 cursos, divididos em três módulos de formação: Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual (I); Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário (II); e Empreendedorismo digital (III). As cargas horárias são, respectivamente, de 35h, 100h e 40h. Após a conclusão dos cursos, haverá entrega de certificado.

Neste primeiro momento as inscrições são apenas para o módulo I, que ocorrerá de forma presencial entre outubro e dezembro deste ano, com encontros uma vez por semana, das 14h às 17h. O módulo II será oferecido em 2022, com divulgação prévia do início das inscrições.

Caso o morador de Paranapiacaba não consiga se inscrever de forma on-line ele pode comparecer ao Posto de Atendimento da Prefeitura (avenida Antônio Francisco de Paula Souza, s/n), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h. Aos finais de semana e feriados, o preenchimento das vagas será feito no Centro de Visitantes do Parque Nascentes (rua Direita, 371). Já no Morro da Kibon as inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, também das 9h às 16h, na instituição Beneficente Irmã Marli (avenida Valentim Magalhães, 3380).

Atividades – Os participantes vão aprender sobre roteiro, captação, direção e edição de vídeos para, posteriormente, produzir curtas-metragens a partir do tema recursos hídricos. O Semasa também abordará sobre o cenário ambiental do município e temas como sustentabilidade, escassez hídrica e mudanças climáticas. Com isso, a ideia é que os jovens possam fortalecer e ampliar o protagonismo nas questões ambientais, por meio da educomunicação, do empreendedorismo digital (com foco na economia criativa e circular) e do audiovisual, o que atende às diretrizes  da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.

Além dos cursos, serão realizados cinedebates e exibições dos curtas-metragens produzidos pelos participantes, seguindo com a realização de diálogos de temas que envolvem os recursos hídricos.

O projeto Água, Câmera e Ação recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). Como contrapartida, o Semasa investirá mais R$ 408.251,00.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....