16/09/2021 Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã

Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para oferecer cursos presenciais de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.

“Esta é mais uma importante iniciativa para contribuir com a formação de cidadãos compromissados com o meio ambiente, possibilitando ainda que jovens possam desenvolver habilidades  para trabalhar com o audiovisual, por meio da educomunicação, o que gera oportunidades de emprego e renda”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Durante 18 meses, serão realizados 13 cursos, divididos em três módulos de formação: Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual (I); Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário (II); e Empreendedorismo digital (III). As cargas horárias são, respectivamente, de 35h, 100h e 40h. Após a conclusão dos cursos, haverá entrega de certificado.

Neste primeiro momento as inscrições são apenas para o módulo I, que ocorrerá de forma presencial entre outubro e dezembro deste ano, com encontros uma vez por semana, das 14h às 17h. O módulo II será oferecido em 2022, com divulgação prévia do início das inscrições.

Caso o morador de Paranapiacaba não consiga se inscrever de forma on-line ele pode comparecer ao Posto de Atendimento da Prefeitura (avenida Antônio Francisco de Paula Souza, s/n), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h. Aos finais de semana e feriados, o preenchimento das vagas será feito no Centro de Visitantes do Parque Nascentes (rua Direita, 371). Já no Morro da Kibon as inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, também das 9h às 16h, na instituição Beneficente Irmã Marli (avenida Valentim Magalhães, 3380).

Atividades – Os participantes vão aprender sobre roteiro, captação, direção e edição de vídeos para, posteriormente, produzir curtas-metragens a partir do tema recursos hídricos. O Semasa também abordará sobre o cenário ambiental do município e temas como sustentabilidade, escassez hídrica e mudanças climáticas. Com isso, a ideia é que os jovens possam fortalecer e ampliar o protagonismo nas questões ambientais, por meio da educomunicação, do empreendedorismo digital (com foco na economia criativa e circular) e do audiovisual, o que atende às diretrizes  da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.

Além dos cursos, serão realizados cinedebates e exibições dos curtas-metragens produzidos pelos participantes, seguindo com a realização de diálogos de temas que envolvem os recursos hídricos.

O projeto Água, Câmera e Ação recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). Como contrapartida, o Semasa investirá mais R$ 408.251,00.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...