16/09/2021 Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã

Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para oferecer cursos presenciais de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.

“Esta é mais uma importante iniciativa para contribuir com a formação de cidadãos compromissados com o meio ambiente, possibilitando ainda que jovens possam desenvolver habilidades  para trabalhar com o audiovisual, por meio da educomunicação, o que gera oportunidades de emprego e renda”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Durante 18 meses, serão realizados 13 cursos, divididos em três módulos de formação: Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual (I); Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário (II); e Empreendedorismo digital (III). As cargas horárias são, respectivamente, de 35h, 100h e 40h. Após a conclusão dos cursos, haverá entrega de certificado.

Neste primeiro momento as inscrições são apenas para o módulo I, que ocorrerá de forma presencial entre outubro e dezembro deste ano, com encontros uma vez por semana, das 14h às 17h. O módulo II será oferecido em 2022, com divulgação prévia do início das inscrições.

Caso o morador de Paranapiacaba não consiga se inscrever de forma on-line ele pode comparecer ao Posto de Atendimento da Prefeitura (avenida Antônio Francisco de Paula Souza, s/n), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h. Aos finais de semana e feriados, o preenchimento das vagas será feito no Centro de Visitantes do Parque Nascentes (rua Direita, 371). Já no Morro da Kibon as inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, também das 9h às 16h, na instituição Beneficente Irmã Marli (avenida Valentim Magalhães, 3380).

Atividades – Os participantes vão aprender sobre roteiro, captação, direção e edição de vídeos para, posteriormente, produzir curtas-metragens a partir do tema recursos hídricos. O Semasa também abordará sobre o cenário ambiental do município e temas como sustentabilidade, escassez hídrica e mudanças climáticas. Com isso, a ideia é que os jovens possam fortalecer e ampliar o protagonismo nas questões ambientais, por meio da educomunicação, do empreendedorismo digital (com foco na economia criativa e circular) e do audiovisual, o que atende às diretrizes  da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.

Além dos cursos, serão realizados cinedebates e exibições dos curtas-metragens produzidos pelos participantes, seguindo com a realização de diálogos de temas que envolvem os recursos hídricos.

O projeto Água, Câmera e Ação recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). Como contrapartida, o Semasa investirá mais R$ 408.251,00.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...