17/08/2021 Semasa inicia plantio em bairros beneficiados pelas obras do Cassaquera

Ao todo, sete regiões próximas ao córrego ganharão 150 mudas nativas da Mata Atlântica

Santo André, 17 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a realizar ações de sensibilização ambiental e arborização urbana nos bairros beneficiados pelas obras do Complexo Viário Cassaquera – que envolvem a canalização do córrego Cassaquera e um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Na primeira atividade, realizada nesta terça-feira (17), mais de 20 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Jardim Marek.

O plantio ocorreu com a participação de crianças da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, pais, professores e outros profissionais da instituição e contou com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Santo André. Antes de colocar a mão na terra, os pequenos puderam aprender sobre os benefícios das árvores para o meio ambiente e a saúde.

“O plantio faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Cassaquera, que traz diversas ações de sensibilização e educação ambiental com a população da região.  Ao todo, 150 mudas serão plantadas, contribuindo para deixar sete bairros mais verdes e arborizados”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

As espécies de mudas que ganharam novos lares são: ipê amarelo, pêssego do mato, uvaia, araçá, tarumã, jacarandá mimoso e guaçatonga. Para que as árvores se desenvolvam e cresçam saudáveis, o Semasa irá realizar o acompanhamento das mudas durante o período de seis meses.

“Eu adoro plantar, então gostei muito de participar da ação. Para o meu filho foi melhor ainda porque isso o ajudou a relaxar, pois ele é bem agitado. Plantar também é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças e fazer com que elas se tornem pessoas que respeitem o meio ambiente”, disse a moradora Maria Conceição Andrade Santos, 24, que reside no bairro Centreville.

O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera realizará até o começo de setembro outras ações de arborização urbana com crianças e jovens de escolas municipais e estaduais, além de adultos. Os bairros beneficiados pelos plantios são a Vila Homero Thon, Vila Guarani, Jardim Marek, Centreville, Parque Gerassi, Vila Progresso e Vila Guarani. Além disso, serão realizadas junto à população oficinas de compostagem, hortas urbanas, reciclagem de materiais, dentre outras.

Como medida de compensação ambiental por causa das intervenções, a região da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello também receberá o plantio de cerca de 600 mudas da Mata Atlântica.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...