28/07/2021 Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

Iniciativa andreense troca resíduos recicláveis por alimento em locais carentes

Santo André, 28 de julho de 2021 – Moradores da comunidade Chácara Baronesa, no Jardim Las Vegas, começaram a participar das trocas do Moeda Verde nesta quarta-feira (28). No local, a estimativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é beneficiar 900 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Mais uma comunidade atendida, um projeto que vem para ajudar a todos os envolvidos, pensando sempre na saúde alimentar dos participantes, com uma variedade grande de alimentos que são oferecidos pelo Banco de Alimentos e também cuidando da nossa cidade, juntos somos mais fortes”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

O núcleo é o 17º a ser beneficiado pelo programa que, a cada cinco quilos de resíduos recicláveis descartados pela população, entrega um quilo de alimento hortifrúti. A iniciativa de Santo André, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, e pelo Semasa, foi criada em 2017 e serviu de inspiração para outras cidades, sendo destaque também na mídia internacional.

“O Moeda Verde é um programa que nos enche de orgulho, permite deixar as comunidades mais limpas e trazer mais dignidade para os moradores da nossa cidade. Uma ação importante que integra o Plano de Metas da Administração e que estará presente em 30 núcleos até 2024”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Na estreia no novo local, a população trocou os resíduos por beterraba, milho, maçã, laranja e verduras fresquinhas. Até junho deste ano, em todos os núcleos participantes, já foram recebidas 437,35 toneladas de resíduos secos e, em troca, doadas 87 toneladas de legumes, frutas e verduras.

 

O líder comunitário David Marinho, de 32 anos, participou da primeira troca nesta quarta. “Muitas vezes a gente pensa que o reciclável é lixo, por isso acabamos jogando os materiais no lixo convencional. Neste momento de pandemia, em que nós estamos sofrendo, poder trocar algo que a gente ia jogar por alimento é muito importante. Os alimentos são frescos e isso contribui com a saúde da nossa população”, ressalta.

Atualmente, a iniciativa está presente nos núcleos: Ciganos, Capuava (o campeão das trocas), Ciprestes, Eucaliptos, Vista Alegre (Morro da Kibon), Santa Cristina, Jardim Cristiane, Sítio dos Vianas, Cruzado, Pintassilgo, Tamarutaca, Sorocaba, Espírito Santo, Missionários, Sacadura Cabral e Lamartine, sendo estes dois últimos com lançamentos em julho de 2021.

Em agosto, as trocas serão iniciadas no núcleo Maurício de Medeiros e, até o final do ano, outras três comunidades também vão receber as ações. O Moeda Verde faz parte das premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e integra o compromisso municipal pelas Cidades Sustentáveis.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...