19/07/2021 Reciclagem de óleo de cozinha é importante para o meio ambiente

Semasa recebe óleo usado em todas as Estações de Coleta de Santo André

Santo André, 19 de julho de 2021 – Para garantir um destino ambiental correto ao óleo de cozinha usado, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coleta este tipo de resíduo em todos os ecopontos da cidade, desde 2008. Atualmente, a autarquia recebe – em média – 1.067 kg de óleo mensalmente que são destinados à reciclagem e transformados em sabão ecológico.

Qualquer morador que realizar o descarte de dois litros de óleo nas Estações de Coleta recebe em troca duas barras de sabão produzido a partir da própria reciclagem do produto. O óleo de cozinha levado aos equipamentos do Semasa são encaminhados ao Instituto Triângulo, que também é responsável pela produção do sabão.

Caso o munícipe não faça o descarte correto deste tipo de produto, jogando o óleo na rede de esgoto (na pia da cozinha, por exemplo), estará contribuindo para o aumento da poluição do meio ambiente. De acordo com a Associação  Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cerca de 700 milhões de litros de óleo são descartados anualmente de forma incorreta e sem controle. “Jogado na rede de esgoto, o óleo chega às águas dos córregos e rios, podendo contaminar milhões de litros de água, afetando animais, plantas e todo o ecossistema aquático. Por isso, é tão importante que a população faça a sua parte”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Além disso, quando o óleo é jogado na rede de esgoto ele pode contribuir para o entupimento das tubulações, o que também pode ocasionar o retorno do esgoto para as residências e vias, além de levar ao mau funcionamento das estações de tratamento.

No ano passado, o Semasa coletou mais de 18 toneladas de óleo de cozinha por meio das Estações de Coleta. Este ano, no entanto, de janeiro a junho, a autarquia verificou que houve redução de 34% na quantidade recebida. Em 2021, até junho, foram contabilizados 6.404 kg de óleo, sendo a Estação de Coleta Antonina a campeã do recebimento – inclusive no ano passado.

Para descartar corretamente, basta que o morador leve o óleo usado dentro de garrafas pet ou outro recipiente com tampa. Os endereços e horários de funcionamento das Estações de Coleta podem ser verificados em http://bit.ly/EstacoesColeta.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...