06/07/2021 Santo André faz operação de limpeza na região das avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes

Ação contou com mais de 40 profissionais e removeu 14 toneladas de resíduos

Santo André, 6 de julho de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio de equipes da Defesa do Patrimônio da Prefeitura de Santo André e da Guarda Civil Municipal, realizou uma grande ação de zeladoria na região das avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, na manhã desta terça-feira (6). A operação, batizada de ‘Santo André Joga Limpo’, removeu 14 toneladas de resíduos, além de promover a substituição e instalação de 12 novas papeleiras no canteiro central da avenida Prestes Maia.

Composta por uma equipe com mais de 40 profissionais de diversas áreas e setores, a iniciativa percorreu também as ruas do entorno e próximas aos viadutos Tamarutaca e Engenheiro Luis Meira, como avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira e rua Almeida Garret. O objetivo principal da mobilização foi trazer mais limpeza para os munícipes que residem nas proximidades, além de coibir o descarte incorreto de resíduos por parte dos moradores em situação de rua.

“A operação de hoje faz parte das diretrizes municipais para reduzir os problemas ocasionados pelo descarte de lixo nesta região. A ideia é que futuramente seja feito plantio de árvores nestas áreas”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Semasa também realizou a limpeza mecanizada em toda a extensão da avenida Prestes Maia, nos dois lados da via. Uma equipe de ‘cata papel’ também foi mobilizada para recolher pequenos resíduos nas praças, canteiros e áreas verdes da região. Uma equipe de varrição atuou próximo às margens do córrego dos Meninos para retirar detritos presos na vegetação.

Apesar da ação pontual desta terça, as equipes da autarquia atuam diariamente na região da avenida Prestes Maia fazendo a limpeza de resíduos descartados de forma irregular. Neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 205 viagens para remoção de 307,5 toneladas de lixo, ao custo de mais de R$ 206 mil.

A proposta do Semasa é levar a ‘Operação Santo André Joga Limpo’ para outros pontos da cidade que também sofrem com descarte irregular de resíduos, mobilizando os setores para a limpeza, zeladoria e abordagem social, com o objetivo de qualificar estes locais. Dentro do Plano de Metas da Administração municipal, a previsão é eliminar 17 pontos de descarte ilegal de lixo de Santo André até 2024, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....