05/06/2021 Portal Hendu comemora 1 ano com nova atividade de educação ambiental para a criançada

Plataforma infantil já recebeu mais de 10 mil acessos, inclusive de outros países

Santo André, 5 de junho de 2021 – O portal Hendu está completando neste sábado (5) o seu primeiro aniversário. Para não deixar a data passar em branco, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu uma comemoração especial, trazendo uma nova atividade para a criançada.

A ferramenta, que oferece conteúdos de educação ambiental especialmente para o público de até 12 anos, ganhou a seção ‘Você sabia?’. O primeiro conteúdo é justamente sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que o portal foi criado. A atividade explica para os pequenos o que é meio ambiente – ele não diz respeito apenas à natureza, mas tudo o que nos cerca –, o porquê de a data ter sido criada e a importância de ter um dia comemorativo.

O Hendu foi desenvolvido pela equipe de educação ambiental do Semasa para que a autarquia pudesse dar continuidade às atividades de educação e sensibilização ambiental junto ao público infantil, garantindo que os pequenos não se distanciassem da temática neste período de pandemia do coronavírus.

Em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender.  A partir de conteúdos lúdicos e interativos, com vídeos, jogos, contação de histórias e outras atividades, as crianças aprendem conceitos ambientais, ao mesmo tempo em que se divertem.

Atravessando fronteiras – O portal Hendu já recebeu mais de 10 mil visitas, o que inclui acessos de internautas de outros estados brasileiros – como Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rio Grande do Sul – e também de outros países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Austrália, México, Portugal e Ucrânia. Só em janeiro deste ano, a plataforma recebeu visitas de 40 cidades.

A plataforma mantém uma programação que é atualizada semanalmente com novas atividades. A criançada pode aprender e se divertir com histórias narradas pela Tuca, a contadora de histórias do portal, super dicas, brincadeiras para fazer em casa, desenhos para colorir e filmes para assistir. Acesse o portal em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...