03/06/2021 Canalização do córrego Cassaquera avança para rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli

 Obras, que chegaram a cerca de 70% de conclusão, foram vistoriadas pelo prefeito Paulo Serra nesta quinta

Santo André, 3 de junho de 2021 – As obras do Complexo Viário Cassaquera seguem em ritmo acelerado e avançaram para um novo local. O prefeito Paulo Serra acompanhou nesta quinta-feira (3) o início da canalização do córrego Cassaquera na rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli. Neste trecho, as intervenções estão previstas para terminar no fim de agosto.

Considerando a canalização do curso d’água de 1,7 quilômetro e a construção de um novo sistema viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, as obras chegaram a cerca de 70% de conclusão. No momento, os profissionais atuam em sete frentes de trabalho simultaneamente, incluindo os serviços de preparação do solo para a pavimentação da via. A previsão é que o Complexo Viário Cassaquera seja entregue à população no final deste ano.

“Esta obra, que nós conseguimos tirar do papel, é uma das mais importantes para o eixo estrutural de mobilidade urbana. O novo complexo tem uma importância muito grande para facilitar o acesso ao Rodoanel e possibilitar a ligação entre as avenidas dos Estados e Valentim Magalhães, tornando-se fundamentais para a melhoria do trânsito e para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além da questão da mobilidade urbana, o Complexo Viário Cassaquera tem como objetivos melhorar o escoamento da água da chuva, controlar o risco de enchente e alagamento na região, diminuir o problema de descarte irregular de resíduos às margens do córrego e contribuir com a despoluição do curso d’água. No trecho de canalização, 100% dos efluentes passaram a ser coletados e tratados devidamente, o que corresponde a aproximadamente 80% de redução de esgoto despejado no canal.

O projeto também contempla a criação de duas travessias sobre o córrego. Uma será na região da rua Fernando Pessoa, que já começou a ser construída, e a outra próxima à rua Assis Chateaubriand. Além disso, as passagens que ficam entre as ruas João Caetano e Fernando Costa serão readequadas.

O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de cerca de R$ 40 milhões. As obras fazem parte do programa Sanear Santo André, que ainda inclui melhorias para a gestão de resíduos sólidos e dos sistemas de monitoramento de chuva e drenagem urbana. O programa recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Mais informações podem ser consultadas no site do programa (www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...