27/05/2021 De forma digital, Semasa aprova manifestação ambiental em apenas 15 dias

Serviços de licenciamento ambiental são oferecidos de forma on-line desde o início do mês

Santo André, 27 de maio de 2021 – A digitalização dos serviços de licenciamento ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) alcançou um novo patamar. Os técnicos da autarquia aprovaram em apenas 15 dias as duas primeiras manifestações técnicas ambientais, que tiveram entrada pelo Sistema Acto.

Desde o último dia 5 de maio, quando a plataforma digital passou a agregar os serviços de licenciamento do Semasa, foram recebidos 76 processos eletrônicos, sendo que 49 foram deferidos e prosseguiram com a tramitação, além das duas aprovações.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, afirma que esta modernização surgiu para enfrentar a adversidade imposta pela pandemia e encontrar uma solução que permitisse ao serviço uma real evolução. “Em um momento de pandemia, como o que estamos vivenciando, superamos os desafios e entramos na era digital dos serviços de licenciamento, desburocratizando o processo e deixando de lado a necessidade do atendimento presencial”, diz.

O Sistema Acto, que integra também os serviços prestados pelo Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André, pode ser acessado de qualquer lugar, 24 horas por dia. A plataforma disponibiliza ferramenta para tirar dúvidas via chat e todos os documentos emitidos são autenticados com QR Code e código de validação. Em operação na Prefeitura desde 2019, o Acto já permitiu a tramitação de mais de 22 mil processos, sendo o licenciamento ambiental a última etapa de incorporação dos serviços.

“O Semasa é uma empresa pioneira e de referência no País na área ambiental e hoje estamos na era da tecnologia e dos sistemas em nuvem. Nada mais certo que a autarquia também ser pioneira nesta nova fase, ampliando os serviços ambientais de forma eficiente e transparente”, comenta o superintendente do Semasa.

Ao todo, estão disponíveis 17 serviços ligados ao licenciamento, como autorizações ambientais para intervenção em áreas de proteção permanente; movimentação de terra; supressão de vegetação, cadastro prévio ambiental; licenças prévias, de instalação, operação e renovação; termos de compromisso; manifestações técnicas ambientais, entre outros. O acesso à plataforma deve ser feito pelo link https://santoandre.inmov.net.br/.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...