27/05/2021 De forma digital, Semasa aprova manifestação ambiental em apenas 15 dias

Serviços de licenciamento ambiental são oferecidos de forma on-line desde o início do mês

Santo André, 27 de maio de 2021 – A digitalização dos serviços de licenciamento ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) alcançou um novo patamar. Os técnicos da autarquia aprovaram em apenas 15 dias as duas primeiras manifestações técnicas ambientais, que tiveram entrada pelo Sistema Acto.

Desde o último dia 5 de maio, quando a plataforma digital passou a agregar os serviços de licenciamento do Semasa, foram recebidos 76 processos eletrônicos, sendo que 49 foram deferidos e prosseguiram com a tramitação, além das duas aprovações.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, afirma que esta modernização surgiu para enfrentar a adversidade imposta pela pandemia e encontrar uma solução que permitisse ao serviço uma real evolução. “Em um momento de pandemia, como o que estamos vivenciando, superamos os desafios e entramos na era digital dos serviços de licenciamento, desburocratizando o processo e deixando de lado a necessidade do atendimento presencial”, diz.

O Sistema Acto, que integra também os serviços prestados pelo Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André, pode ser acessado de qualquer lugar, 24 horas por dia. A plataforma disponibiliza ferramenta para tirar dúvidas via chat e todos os documentos emitidos são autenticados com QR Code e código de validação. Em operação na Prefeitura desde 2019, o Acto já permitiu a tramitação de mais de 22 mil processos, sendo o licenciamento ambiental a última etapa de incorporação dos serviços.

“O Semasa é uma empresa pioneira e de referência no País na área ambiental e hoje estamos na era da tecnologia e dos sistemas em nuvem. Nada mais certo que a autarquia também ser pioneira nesta nova fase, ampliando os serviços ambientais de forma eficiente e transparente”, comenta o superintendente do Semasa.

Ao todo, estão disponíveis 17 serviços ligados ao licenciamento, como autorizações ambientais para intervenção em áreas de proteção permanente; movimentação de terra; supressão de vegetação, cadastro prévio ambiental; licenças prévias, de instalação, operação e renovação; termos de compromisso; manifestações técnicas ambientais, entre outros. O acesso à plataforma deve ser feito pelo link https://santoandre.inmov.net.br/.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...