18/05/2021 Limpeza pública está entre os serviços mais bem avaliados pelos moradores de Santo André

Segundo instituto Indsat, aprovação está em 60,5%, com aumento entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021

Santo André, 18 de maio de 2021 – Os serviços de varrição e limpeza de bocas de lobo, realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), além dos serviços de limpeza de praças, parques e podas de árvores, executados pelas equipes da Prefeitura de Santo André, estão entre os mais bem avaliados pela população, de acordo com a pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos), divulgada na última semana.

No conjunto dos serviços de limpeza pública da cidade, Santo André alcançou o Alto Grau de Satisfação. O levantamento leva em consideração o período entre novembro de 2020 e abril de 2021, e o município registrou 60,5% de avaliações entre ótimo e bom. Na última pesquisa, o índice era de 42,6%.

“Ficamos felizes com o reconhecimento da população em relação a estes serviços, pois nossas equipes não pararam nem durante a pandemia. Os serviços de varrição são essenciais para o município e colaboram para evitar problemas maiores, como acúmulo de resíduos e enchentes”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Para o levantamento, o instituto estabelece a limpeza pública como sendo o conjunto de serviços de manutenção e limpeza de parques e praças, capinação e varrição de ruas, podas de árvores e limpeza de bocas de lobo (bueiros). O Indsat institui um índice que vai de 200 a 1.000 pontos, sendo que Santo André registrou 698 pontos em Limpeza pública, o que equivale ao Alto Grau de Satisfação.

Os serviços de varrição executados pelo Semasa ocorrem em toda a cidade. A limpeza é realizada de forma manual, por meio dos varredores e das ‘margaridas’ (como são carinhosamente chamadas as garis) e também de forma mecanizada, com auxílio de um caminhão-varredor, que faz o serviço em vias de grande movimento e tráfego de veículos. Por mês, são cerca de 8.500 km de vias públicas limpas. Em complemento aos serviços de varrição, o Semasa disponibiliza quase seis mil papeleiras na cidade.

Já os trabalhos de manutenção e limpeza preventiva em bocas de lobo são realizados periodicamente pelas equipes de drenagem. Em 2020, por exemplo, quase 40 mil bocas de lobo foram limpas.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de abril e ouviu 600 moradores de Santo André maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...