18/05/2021 Limpeza pública está entre os serviços mais bem avaliados pelos moradores de Santo André

Segundo instituto Indsat, aprovação está em 60,5%, com aumento entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021

Santo André, 18 de maio de 2021 – Os serviços de varrição e limpeza de bocas de lobo, realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), além dos serviços de limpeza de praças, parques e podas de árvores, executados pelas equipes da Prefeitura de Santo André, estão entre os mais bem avaliados pela população, de acordo com a pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos), divulgada na última semana.

No conjunto dos serviços de limpeza pública da cidade, Santo André alcançou o Alto Grau de Satisfação. O levantamento leva em consideração o período entre novembro de 2020 e abril de 2021, e o município registrou 60,5% de avaliações entre ótimo e bom. Na última pesquisa, o índice era de 42,6%.

“Ficamos felizes com o reconhecimento da população em relação a estes serviços, pois nossas equipes não pararam nem durante a pandemia. Os serviços de varrição são essenciais para o município e colaboram para evitar problemas maiores, como acúmulo de resíduos e enchentes”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Para o levantamento, o instituto estabelece a limpeza pública como sendo o conjunto de serviços de manutenção e limpeza de parques e praças, capinação e varrição de ruas, podas de árvores e limpeza de bocas de lobo (bueiros). O Indsat institui um índice que vai de 200 a 1.000 pontos, sendo que Santo André registrou 698 pontos em Limpeza pública, o que equivale ao Alto Grau de Satisfação.

Os serviços de varrição executados pelo Semasa ocorrem em toda a cidade. A limpeza é realizada de forma manual, por meio dos varredores e das ‘margaridas’ (como são carinhosamente chamadas as garis) e também de forma mecanizada, com auxílio de um caminhão-varredor, que faz o serviço em vias de grande movimento e tráfego de veículos. Por mês, são cerca de 8.500 km de vias públicas limpas. Em complemento aos serviços de varrição, o Semasa disponibiliza quase seis mil papeleiras na cidade.

Já os trabalhos de manutenção e limpeza preventiva em bocas de lobo são realizados periodicamente pelas equipes de drenagem. Em 2020, por exemplo, quase 40 mil bocas de lobo foram limpas.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de abril e ouviu 600 moradores de Santo André maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...