10/05/2021 Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido

Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de ação de revitalização do local. Mais de R$ 1 milhão já foi investido na Unidade de Conservação, desde que as primeiras intervenções tiveram início, com o cercamento de parte do perímetro do parque.

Nesta nova etapa, os frequentadores terão acesso à internet rápida e sem fio, com a instalação da rede de wi-fi em toda a área da visitação. Além disso, o sistema de monitoramento por câmeras vai garantir mais segurança aos visitantes e à equipe que atua diariamente no Pedroso. “As câmeras vão possibilitar o acompanhamento ao vivo da área, facilitando o trabalho da coordenação do local, e também vão coibir possíveis crimes ambientais, como descarte irregular de resíduos e queima de vegetação, além de invasões, depredações e até mesmo abandono de animais”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. A previsão da autarquia é de que a instalação dos dois sistemas seja finalizada em 90 dias.

Grafite – Entre março e abril, diversas áreas do Parque do Pedroso, como a marquise, vestiários, quadra, sanitários e outros pontos da área de visitação, ganharam um colorido especial: os artistas Marcos David e Puma, do grupo Guerra de Cores, produziram murais em grafite com elementos que remetem à fauna e à flora do parque.

Os murais são instagramáveis e a população aprovou. “É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda.  Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, 66, morador do bairro Jardim Santo André.

Revitalização e melhorias – Foram finalizados os serviços de reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde serão alocadas as equipes do Semasa que atuam no Parque, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.

Os sanitários do público e o bebedouro também foram revitalizados e ganharam nova pintura. Foi construída uma área exclusiva para empréstimo das grelhas das churrasqueira e todo o quadro elétrico foi substituído.

Ainda por meio de compensação ambiental, o Semasa adquiriu uma nova tabela de basquete para a quadra e recebeu novos equipamentos para manutenção da área verde, como serras e roçadeiras.  Também foram concluídos os trabalhos de parte do cercamento da Unidade de Conservação, no trecho inicial do parque junto à área urbana, com o objetivo de reduzir o descarte irregular de resíduos e possíveis invasões da área de mata.

O Parque Natural do Pedroso foi reaberto ao público nesta última atualização da Fase de Transição do Plano SP. Os frequentadores do espaço devem usar máscara e manter o distanciamento social. O parque fica na Estrada do Pedroso, s/n, e está aberto de domingo a domingo, das 8h às 16h.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...