10/05/2021 Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido

Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de ação de revitalização do local. Mais de R$ 1 milhão já foi investido na Unidade de Conservação, desde que as primeiras intervenções tiveram início, com o cercamento de parte do perímetro do parque.

Nesta nova etapa, os frequentadores terão acesso à internet rápida e sem fio, com a instalação da rede de wi-fi em toda a área da visitação. Além disso, o sistema de monitoramento por câmeras vai garantir mais segurança aos visitantes e à equipe que atua diariamente no Pedroso. “As câmeras vão possibilitar o acompanhamento ao vivo da área, facilitando o trabalho da coordenação do local, e também vão coibir possíveis crimes ambientais, como descarte irregular de resíduos e queima de vegetação, além de invasões, depredações e até mesmo abandono de animais”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. A previsão da autarquia é de que a instalação dos dois sistemas seja finalizada em 90 dias.

Grafite – Entre março e abril, diversas áreas do Parque do Pedroso, como a marquise, vestiários, quadra, sanitários e outros pontos da área de visitação, ganharam um colorido especial: os artistas Marcos David e Puma, do grupo Guerra de Cores, produziram murais em grafite com elementos que remetem à fauna e à flora do parque.

Os murais são instagramáveis e a população aprovou. “É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda.  Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, 66, morador do bairro Jardim Santo André.

Revitalização e melhorias – Foram finalizados os serviços de reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde serão alocadas as equipes do Semasa que atuam no Parque, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.

Os sanitários do público e o bebedouro também foram revitalizados e ganharam nova pintura. Foi construída uma área exclusiva para empréstimo das grelhas das churrasqueira e todo o quadro elétrico foi substituído.

Ainda por meio de compensação ambiental, o Semasa adquiriu uma nova tabela de basquete para a quadra e recebeu novos equipamentos para manutenção da área verde, como serras e roçadeiras.  Também foram concluídos os trabalhos de parte do cercamento da Unidade de Conservação, no trecho inicial do parque junto à área urbana, com o objetivo de reduzir o descarte irregular de resíduos e possíveis invasões da área de mata.

O Parque Natural do Pedroso foi reaberto ao público nesta última atualização da Fase de Transição do Plano SP. Os frequentadores do espaço devem usar máscara e manter o distanciamento social. O parque fica na Estrada do Pedroso, s/n, e está aberto de domingo a domingo, das 8h às 16h.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...