12/04/2021 Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado

Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local.

O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de drone a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) verificou atividade e carros parados no interior do terreno. A denúncia recebida pela equipe da autarquia informava que a casa realizava festas clandestinas. Ao chegar no local, a equipe foi surpreendida com o funcionamento do bingo.

Durante a ação desta sexta-feira, os agentes da Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Controle Urbano, Semasa e Guarda Civil Municipal, além das polícias Civil e Militar, constataram que o local continha mais de 90 máquinas de bingo. Além de ser considerada uma atividade proibida, o bingo também apresentava aglomeração de pessoas em área fechada, sem qualquer ventilação, situação que vai contra todas as normas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus. O local foi interditado e as máquinas foram apreendidas e serão destruídas pela Polícia Civil.

Desde o início da Fase Emergencial do Plano SP, Santo André intensificou as ações da Operação Comércio Responsável na cidade com o objetivo de garantir a saúde da população. Também estão sendo usadas novas tecnologias – como o monitoramento por drone – para auxiliar nos flagrantes e coibir qualquer abuso.

Em março, as equipes vistoriaram 1.081 locais da cidade, um aumento de 192 % em relação a fevereiro. O aumento é resultado das operações diárias. No período, foram realizadas 436 orientações, firmados 24 termos de compromisso, entregues 11 multas por descumprimento das regras de funcionamento durante a pandemia e lacrados 14 estabelecimentos.

A Operação Comércio Responsável foi implementada pela Prefeitura de Santo André em março de 2020, logo após o início da pandemia. As ações continuaram a ocorrer mesmo durante os períodos de flexibilização. As abordagens ocorrem tanto em centros comerciais, quanto em bairros mais afastados e periféricos.

As denúncias de aglomeração podem ser feitas pelo aplicativo Colab, da Prefeitura de Santo André, ou ainda pelos telefones 153 da GCM e 190 da Polícia Militar. Para denúncias referentes à poluição sonora em estabelecimentos comerciais, o morador pode acionar o Semasa, por meio do site www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...