21/03/2021 Operação Comércio Responsável interdita adega no Jardim Alzira Franco

Entre sexta e sábado, equipes vistoriaram 151 estabelecimentos, em cerca de 30 bairros da cidade

Santo André, 21 de março de 2021 – As equipes da Prefeitura de Santo André e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da GCM e da Polícia Militar, interditaram uma adega no Jardim Alzira Franco, na noite deste sábado (20), por descumprimento das regras sanitárias e de prevenção e combate ao novo coronavírus.

O local já havia recebido multa e notificação na noite anterior, também durante a operação, e voltou a descumprir as regras e funcionar irregularmente. Os agentes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura realizaram a interdição do local.

Durante as noites de sexta-feira (19) e sábado, a Operação Comércio Responsável vistoriou 151 estabelecimentos comerciais, em cerca de 30 bairros, incluindo as regiões centrais de Santo André e bairros mais afastados e periféricos, como Parque Capuava, Vila João Ramalho, Jardim Santa Cristina, Sítio dos Vianas, Recreio da Borda do Campo, Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral entre outros.

Na sexta-feira, as equipes também flagraram no Parque Capuava dois locais junto à rua Riacho Doce, que, somados, aglomeravam aproximadamente 40 pessoas em área interna e externa. Naquele dia, foram realizadas oito orientações a responsáveis de comércios e emitidos três termos de compromisso. Já no sábado, dez comércios receberam orientações e foi entregue um termo de compromisso.

As ações da Operação Comércio Responsável foram iniciadas em março do ano passado, logo no início da pandemia de Covid-19 no Brasil. A força-tarefa foi intensificada este mês, em decorrência do início da fase emergencial do Plano São Paulo, mas mesmo em períodos em que houve flexibilização, as vistorias seguiram sendo realizadas. Nas operações destes últimos dois dias, os agentes verificaram que o nível de conscientização da população aumentou, favorecendo o isolamento social.

As denúncias de aglomeração e comércios funcionando irregularmente devem ser realizadas pelo aplicativo Colab, da Prefeitura de Santo André (disponível para Android e iOS) ou ainda pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal. As reclamações referentes a problemas de ruído em estabelecimentos comerciais devem ser enviadas ao Semasa, pelo site www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...