18/03/2021 Mês de março tem atividades gratuitas sobre água e gênero em Santo André

Pocket curso e bate-papo on-line vão abordar sobre recursos hídricos e saneamento básico

Santo André, 18 de março de 2021 – Neste mês de março, em que é celebrado o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional da Mulher, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está oferecendo mais duas atividades on-line que abordam diversos assuntos sobre os temas rcursos hídricos e gênero.

Na próxima quarta-feira (25) começa o pocket curso ‘Poluição das águas: vamos falar do esgoto’? Os participantes poderão aprender mais sobre o destino dos efluentes domésticos e industriais, além da situação do tratamento de esgoto no Brasil e as alternativas que são viáveis.

As inscrições podem ser feitas até terça-feira (23) em www.semasa.sp.gov.br/minicursos. O  pocket curso on-line, realizado pela equipe de educação ambiental do Semasa, é aberto para todos os interessados. As vagas são limitadas e a carga horária é de 5h. Haverá emissão de certificado.

A outra atividade do mês integra o projeto Tardes Interativas, cujo macrotema é ‘Recursos hídricos, justiça ambiental e gênero’. No Brasil, com o cenário desigual de acesso à água e ao saneamento básico e ambiental, o encontro on-line abordará como o modelo de gestão dos recursos hídricos e a governança participativa interferem nesta questão. Outro ponto de reflexão e debate será sobre como as desigualdades sociais e as questões de gênero estão relacionadas ao saneamento e à governança da água.

Para discutir esses assuntos, a atividade contará com a participação da doutora em geografia Ana Paula Fracalanza, professora dos programas de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política e Pós-Graduação em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo; e da engenheira agrônoma e doutora em geografia Vanessa Lucena Empinotti, professora-adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e gestão do Território, ambos da Universidade Federal do ABC.

As inscrições, que também devem ser realizadas em www.semasa.sp.gov.br/minicursos, vão até o dia 29. O bate-papo ocorre em 31 de março (quarta-feira), das 14h às 16h e podem participar todos os interessados, maiores de 18 anos. O Tardes Interativas acontece pela plataforma Google Meet e o link de acesso será enviado aos participantes inscritos.

Outras atividades – Neste mês, a equipe de educação ambiental da autarquia também disponibilizou novas atividades no portal Hendu (www.semasa.sp.gov.br/hendu), voltado para crianças de 0 a 12 anos, com o tema água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...