05/03/2021 Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase de transição Plano SP – de 15/3 a a 16/5/2021

Atualizado em 6/5/21

Em atendimento aos decretos do Prefeito Paulo Serra, que dispõem sobre as regras e determinações para cumprimento da Fase de Transição do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, e em razão dos feriados antecipados  – no período de 15/3 a 16/5 – informamos:

Atendimento ao usuário e ordens de serviço

  • O atendimento ao público, realizado pelo Posto de Atendimento do Semasa, está suspenso temporariamente até dia 16/5. A autarquia entrará em contato com os moradores que já haviam agendado atendimento para estes dias e, no retorno, também haverá contato para remarcação destes atendimentos. O atendimento telefônico também está suspenso até 16/5.
  • As solicitações e os pedidos de abertura de Ordens de Serviço poderão ser realizados pelo site do Semasa, clique aqui para ser redirecionado para a área de serviços, ou pelo Fale Conosco .
  • No portal da autarquia estão disponíveis cerca de 40 serviços on-line, como pedidos para recolha de animais mortos, reclamações de ruído, denúncias de descarte irregular ou supressão de vegetação, consulta de situação de débitos junto à autarquia e emissão de segunda via de contas em atraso, vistoria de varrição ou coleta, entre outros.
  • Pelo Fale Conosco, o usuário poderá solicitar ainda reposição de bocas de lobo, manutenção de papeleiras, registrar irregularidades sobre coleta de PEVs ou de resíduos infectantes, entre outras informações.
  • O atendimento presencial do Plantão Social das obras do Complexo Viário Cassaquera também será suspenso temporariamente. O Plantão Social continuará sendo realizado de forma online, pelo Whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h pelo número 93750-3181.

 

Resíduos Sólidos

  • Os serviços de resíduos sólidos – como coleta porta a porta, varrição, recolha de animais mortos e remoção de resíduos de saúde  – seguem normalmente.
  • As Estações de Coleta do Semasa abrem normalmente, mas encerram o expediente em horário antecipado, às 16h. Há maior controle de entrada de veículos e pessoas nos ecopontos, para garantir que não haja aglomerações. Nestes locais, também seguem reforçadas as medidas sanitárias, como uso de álcool em gel e utilização de máscaras. Veja os endereços aqui.
  • As trocas do Moeda Verde realizadas em 14 núcleos estão suspensas.

 

Licenciamento ambiental

  • A tramitação de processos de licenciamento ambiental continuará normalmente. Os novos processos de licenciamento devem ser abertos pelo Sistema Acto.
  • As juntadas de documentos, referentes aos processos de licenciamento ambiental em tramitação deverão ser encaminhadas por e-mail, as quais serão analisadas virtualmente. Os documentos para juntada deverão estar devidamente assinados e digitalizados, em formato “pdf”.
  • Os documentos emitidos serão enviados por e-mail, digitalizados, e após o retorno do atendimento presencial serão entregues aos interessados. Não haverá atendimento presencial para entrega ou retirada de documentos. Informações, solicitações e dúvidas sobre o licenciamento ambiental podem ser enviadas por e-mail, clicando aqui.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...