27/01/2021 Fiscalização Ambiental do Semasa reforça vistorias de combate à poluição sonora nos comércios da cidade

Ações complementam operações da Prefeitura de cumprimento aos protocolos sanitários da Covid-19

Santo André, 27 de janeiro de 2021 – As equipes de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem reforçando as vistorias aos estabelecimentos comerciais de Santo André para combater a emissão de ruído acima dos limites permitidos e, consequentemente, aglomerações. Em janeiro, foram 17 autuações, sendo 11 multas (Autos de Infração Ambiental) e seis advertências.

O trabalho das equipes da autarquia complementam as operações da Prefeitura de Santo André, que visam cumprir os protocolos sanitários da Covid-19 e preservar a saúde da população. A Fiscalização Ambiental do Semasa é responsável por verificar denúncias e problemas de som alto proveniente de música ao vivo, eletrônica, amplificada ou mecânica nos comércios.

Só no último final de semana, os agentes percorreram os bairros Jardim Santa Cristina, Vila Gilda, Vila Assunção, Jardim Bela Vista, Homero Thon, Casa Branca, Vila Curuçá, Utinga, Vila América, Jardim, Santa Terezinha, Vila Palmares, Jardim Bom Pastor, Vila Floresta, Vila Scarpelli, Vila Guarani, Campestre, Vila Bastos, Jardim Las Vegas, Parque Novo Oratório, Jardim Ana Maria e Recreio da Borda do Campo.

Foram 109 endereços vistoriados, sendo que foi emitida uma advertência ambiental para uma padaria no Jardim Ana Maria e três autos de infração ambiental para bares no bairro Jardim e na Vila Homero Thon. Em 2020, a Fiscalização Ambiental emitiu 88 advertências e 80 autos de infração ambiental por barulho nos estabelecimentos comerciais.

A população pode encaminhar denúncias e reclamações de ruído por meio da Central de Atendimento do Semasa – nos telefones 115, 0800 4848 115 ou 4433-9300 (ligação tarifada), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; pelo site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br); pelo Fale Conosco; ou ainda pelo aplicativo Colab.

Importante salientar que não cabe ao Semasa verificar as denúncias de ruídos provenientes de algazarras, veículos na rua ou de residências. Para estes casos, é preciso entrar em contato com a Polícia Militar – pelo telefone 190 – ou a Guarda Civil Municipal –  pelo telefone 153.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...