09/12/2020 Semasa realiza missão técnica internacional para atualizar obras do Programa Sanear Santo André

Encontro possibilitou mostrar avanços e quais serão as próximas intervenções realizadas na cidade

Santo André, 9 de dezembro de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a segunda missão técnica com representantes da CAF (Corporação Andina de Fomento), o Banco de Desenvolvimento da América Latina responsável por financiar o Programa Sanear Santo André – uma das maiores obras de saneamento, drenagem e infraestrutura da história da cidade, no valor de US$ 50 milhões. O encontro, realizado de forma virtual, teve como objetivo informar o estágio das intervenções, bem como o escopo do programa.

As primeiras obras começaram em junho, com a canalização de 1,7 km do córrego Cassaquera. Cerca de 35% das intervenções já foram concluídas, o que inclui serviços de movimentação de terra, preparação da base, colocação de aduelas (estruturas de concreto armado que formam o novo traçado do curso d’água) e compatibilização do leito.

Essas intervenções fazem parte do Complexo Viário Cassaquera, que também contempla a criação de um novo sistema viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, além de projeto paisagístico na região.

A reunião com representantes da CAF também visou mostrar quais serão as próximas melhorias realizadas na cidade. “Foi um encontro muito proveitoso, em que também pudemos falar sobre a atualização do cronograma das próximas obras que estão previstas”, explicou o superintendente do Semasa, Ricardo Kondratovich.

Obras para 2021 – Para o próximo ano, a projeção é de que o Semasa dê início à construção de mais 10 Estações de Coleta. Ao todo, o Programa Sanear Santo André prevê que sejam implantados 20 ecopontos, o que vai dobrar a capacidade do município receber, voluntariamente dos moradores, resíduos recicláveis, entulho, objetos volumosos e eletroeletrônicos. Na cidade, já existem 22 equipamentos do tipo.

Em 2021, também estão previstos os serviços de ampliação e modernização do sistema de monitoramento de chuvas do município, além do término das obras de canalização do Cassaquera, com pavimentação da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo e implantação de novos equipamentos de drenagem. As atividades do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental do Complexo Viário Cassaquera também devem começar no ano que vem, proporcionando atividades de sensibilização e educação ambiental para os moradores da região.

| Texto: Susi Elena 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...