08/12/2020 Tablets agilizam trabalho das equipes de drenagem do Semasa

Equipamentos passaram a substituir o uso de papel em vistorias e serviços

Santo André, 8 de dezembro de 2020 – Para facilitar o trabalho em campo realizado por técnicos e engenheiros da equipe de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), os funcionários da autarquia agora contam com tablets com acesso a todo o cadastro da rede de águas pluviais da cidade.

Em tempo real e sem uso de papel, os técnicos conseguem consultar as informações completas sobre a extensão de uma tubulação, quantidade de bocas de lobo em determinada área e localização de poços de visita.

Antes, a cada serviço, as equipes tinham de levar o cadastro impresso até o local de execução dos trabalhos. Os tablets permitem agilizar os atendimentos e facilitar o acesso a informações. Além disso, por meio do cadastro digitalizado é possível também consultar se há alguma interferência no local, como redes de água e esgoto, por exemplo.

A equipe do Semasa tem realizado vistorias em conjunto com os engenheiros responsáveis pelas obras do Complexo Cassaquera e os tablets já têm sido utilizados nas verificações.

Atualmente, Santo André conta com cerca de 450 km de redes de drenagem. O sistema é composto por galerias de águas pluviais, piscinões, microrreservatórios, bocas de lobo e de leão; ralos, grelhas e escadas hidráulicas. Também fazem parte os vários córregos do município, além do Rio Tamanduateí.

O Semasa é a autarquia responsável pela gestão dos serviços de drenagem de Santo André, realizando serviços e obras para garantir o escoamento das águas de chuva, minimizando os efeitos de possíveis alagamentos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...