08/12/2020 Tablets agilizam trabalho das equipes de drenagem do Semasa

Equipamentos passaram a substituir o uso de papel em vistorias e serviços

Santo André, 8 de dezembro de 2020 – Para facilitar o trabalho em campo realizado por técnicos e engenheiros da equipe de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), os funcionários da autarquia agora contam com tablets com acesso a todo o cadastro da rede de águas pluviais da cidade.

Em tempo real e sem uso de papel, os técnicos conseguem consultar as informações completas sobre a extensão de uma tubulação, quantidade de bocas de lobo em determinada área e localização de poços de visita.

Antes, a cada serviço, as equipes tinham de levar o cadastro impresso até o local de execução dos trabalhos. Os tablets permitem agilizar os atendimentos e facilitar o acesso a informações. Além disso, por meio do cadastro digitalizado é possível também consultar se há alguma interferência no local, como redes de água e esgoto, por exemplo.

A equipe do Semasa tem realizado vistorias em conjunto com os engenheiros responsáveis pelas obras do Complexo Cassaquera e os tablets já têm sido utilizados nas verificações.

Atualmente, Santo André conta com cerca de 450 km de redes de drenagem. O sistema é composto por galerias de águas pluviais, piscinões, microrreservatórios, bocas de lobo e de leão; ralos, grelhas e escadas hidráulicas. Também fazem parte os vários córregos do município, além do Rio Tamanduateí.

O Semasa é a autarquia responsável pela gestão dos serviços de drenagem de Santo André, realizando serviços e obras para garantir o escoamento das águas de chuva, minimizando os efeitos de possíveis alagamentos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...