07/12/2020 Drive-thru do resíduo eletroeletrônico recolhe mais de 8 toneladas de equipamentos em Santo André

Ação promovida pelo Semasa e pela Green Eletron aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro e superou as expectativas dos organizadores

Santo André, 7 de dezembro de 2020 – Mais de 600 moradores passaram pelo drive-thru para descarte de lixo eletrônico nos dias 4 e 5 de dezembro, no Paço Municipal de Santo André. A ação foi desenvolvida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, em formato inédito na região. Ao final dos dois dias, foi possível recolher cerca de 8 toneladas de equipamentos velhos ou sem uso e 165 kg de pilhas (correspondente a cerca de 9,75 mil unidades, segundo estimativa da gestora).

Todos os resíduos recebidos terão sua destinação ambientalmente correta e serão reciclados, por meio do sistema da Green Eletron. No ano passado, o Semasa já havia realizado outras ações para recolher lixo eletrônico, mas o formato drive-thru garantiu o sucesso da ação deste ano.

Para Zina Faria, que mora no Centro de Santo André, a iniciativa foi ótima. “Nós já usamos o serviço das Estações de Coleta, mas desta forma é muito mais prático”, comenta. A opinião é compartilhada por Sueli Dantas, que reside na Vila Helena e foi até o ponto de coleta especial no sábado de manhã. “É uma oportunidade para limparmos a casa, pois sempre temos este tipo de resíduo acumulado. Assim é muito mais fácil para descartar no local correto”, conta.

Durante os dois dias da ação, os moradores enviaram para a reciclagem os mais diversos equipamentos eletrônicos, incluindo televisores, impressoras, cabos, batedeiras, cafeteiras, celulares, aspiradores de pó, monitores de computadores, esteiras ergométricas e até um aparelho de ar-condicionado antigo. Além disso, a campanha também recolheu 2,4 toneladas de resíduos, como caixas, sacolas e embalagens que foram utilizadas pela população para acomodar os equipamentos eletrônicos, e que foram destinados às cooperativas de reciclagem de Santo André, parceiras da autarquia.

Para o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, a participação da população superou todas as expectativas. “Logo no primeiro dia nós já tínhamos ultrapassado o número de participantes das duas edições anteriores juntas. Como tivemos um retorno positivo deste formato de ação, vamos realizar o drive-thru duas vezes por ano”, explica.

Ademir Brescansin, diretor executivo da Green Eletron, completa: “O sucesso do drive-thru é reflexo claro do interesse que a população tem de descartar seus resíduos de forma responsável. Ou seja, com o consumidor mais alerta para questões ambientais, ações de coleta como essa se tornam cada vez mais importantes e necessárias”.

Vale salientar que, ao longo de todo o ano, os moradores de Santo André podem fazer o descarte de resíduos eletrônicos de forma gratuita em qualquer uma das Estações de Coleta do Semasa ou nos pontos de coleta da Green Eletron. Inclusive, a entidade lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’ para dar visibilidade à importância da reciclagem deste tipo de material. No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. O morador de Santo André pode conferir no link https://bit.ly/EstacoesColeta os endereços das Estações de Coleta.

A logística reversa faz parte dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Por meio da logística reversa é possível sistematizar ações e procedimentos para o recebimento e encaminhamento correto ou reciclagem dos diversos tipos de resíduos, contribuindo para o meio ambiente e a saúde pública.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...