10/11/2020 Obras do Semasa vão ampliar Aterro Sanitário de Santo André em 30%

Expectativa é garantir aumento de seis anos na vida útil do espaço

Santo André, 10 de novembro de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou as obras de ampliação do espaço do Aterro Sanitário de Santo André. Licenciadas pela Cetesb, as intervenções têm o objetivo de aumentar a vida útil do equipamento em cerca de seis anos.

Santo André é a única cidade da região do ABC que tem aterro próprio. O espaço recebe 100% dos resíduos gerados na cidade. As obras estão divididas em três etapas e vão expandir a área útil do Aterro em 30%, passando dos 217 mil metros quadrados atuais para 280 mil.

Os trabalhos para ampliação do Aterro incluem a escavação e preparação do terreno, impermeabilização do solo e execução dos taludes e drenos de gás e líquidos. Além disso, a autarquia trabalha também no alteamento de cotas do Aterro (elevação da altura do maciço de resíduos), ou seja, locais já autorizados pela Cetesb para disposição de resíduos sólidos domiciliares.

A ampliação do equipamento de Santo André vai garantir uma economia ao Semasa de aproximadamente R$ 100 milhões nos próximos seis anos, valor que seria gasto caso o município tivesse de destinar os resíduos em um aterro particular.

O Aterro de Santo André, operado pela autarquia, é um dos mais bem avaliados do Estado com nota 9,4 concedida pela Cetesb. O local foi aberto em 1986 e hoje também abriga a sede das duas cooperativas de reciclagem da cidade, a CoopCicla e a Cidade Limpa, responsáveis pela triagem e venda de todos os resíduos recicláveis gerados na cidade.

Atualmente, cerca de 19 mil toneladas de resíduos úmidos são coletadas por mês e enviadas para tratamento ambientalmente correto no equipamento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...