10/11/2020 Obras do Semasa vão ampliar Aterro Sanitário de Santo André em 30%

Expectativa é garantir aumento de seis anos na vida útil do espaço

Santo André, 10 de novembro de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou as obras de ampliação do espaço do Aterro Sanitário de Santo André. Licenciadas pela Cetesb, as intervenções têm o objetivo de aumentar a vida útil do equipamento em cerca de seis anos.

Santo André é a única cidade da região do ABC que tem aterro próprio. O espaço recebe 100% dos resíduos gerados na cidade. As obras estão divididas em três etapas e vão expandir a área útil do Aterro em 30%, passando dos 217 mil metros quadrados atuais para 280 mil.

Os trabalhos para ampliação do Aterro incluem a escavação e preparação do terreno, impermeabilização do solo e execução dos taludes e drenos de gás e líquidos. Além disso, a autarquia trabalha também no alteamento de cotas do Aterro (elevação da altura do maciço de resíduos), ou seja, locais já autorizados pela Cetesb para disposição de resíduos sólidos domiciliares.

A ampliação do equipamento de Santo André vai garantir uma economia ao Semasa de aproximadamente R$ 100 milhões nos próximos seis anos, valor que seria gasto caso o município tivesse de destinar os resíduos em um aterro particular.

O Aterro de Santo André, operado pela autarquia, é um dos mais bem avaliados do Estado com nota 9,4 concedida pela Cetesb. O local foi aberto em 1986 e hoje também abriga a sede das duas cooperativas de reciclagem da cidade, a CoopCicla e a Cidade Limpa, responsáveis pela triagem e venda de todos os resíduos recicláveis gerados na cidade.

Atualmente, cerca de 19 mil toneladas de resíduos úmidos são coletadas por mês e enviadas para tratamento ambientalmente correto no equipamento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

05/03/2021: Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

Em atendimento aos decretos do Prefeito Paulo Serra, publicados nesta sexta-feira (5), que dispõem sobre as regras e determinações para cumprimento da Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, informamos: Atendimento ao usuário e ordens de serviço O atendimento ao público, realizado pelo Posto de Atendimento do Semasa, está suspenso temporariamente até dia 19/3. A autarquia entrará em contato com os moradores que já haviam agendado atendimento para estes dias e, no retorno, também...

No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

04/03/2021: No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

Tema integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU Santo André, 4 de março de 2021 – A equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia em março uma série de pocket cursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E, para celebrar o Dia da Mulher, a primeira formação será sobre o ODS número cinco, que trata justamente sobre igualdade de gênero. A série de minicursos, que é totalmente on-line e...

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...