07/07/2020 Semasa finaliza obra que aumenta capacidade do piscinão Santa Teresinha

Com as intervenções, equipamento se torna o maior reservatório de gestão municipal em Santo André

Santo André, 7 de julho de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluiu as obras de ampliação da capacidade de armazenamento das águas de chuva do piscinão Santa Teresinha.

O local possuía 19 mil m³ de capacidade e opera desde 1995. Este volume foi ampliado em 25%, passando a ser de 23.878 m³, o maior reservatório de gestão municipal.

Houve a desativação de um pesqueiro que existia no local. A obra vai reduzir a incidência de alagamentos na região, beneficiando pedestres e motoristas que trafegam nas avenidas dos Estados e Eng. Olavo Alaysio de Lima e outras vias do entorno.

Vale ressaltar que a rua Rio Grande do Norte, também localizada no bairro Santa Teresinha, recebeu intervenções da autarquia em 2019, onde houve a implantação de novas galerias de águas pluviais, aumentando a capacidade de escoamento de água.

“Estamos entregando mais uma melhoria para essa região da cidade que já sofreu tanto com enchentes. Além da ampliação do piscinão, que foi um compromisso que firmamos com os moradores, a população ganhará um novo parque, com pista de caminhada”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Mais reservatórios – Santo André possui outros seis piscinões no município, sendo quatro municipais e dois estaduais. A limpeza dos equipamentos estaduais é de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Nos equipamentos municipais, o Semasa realiza a capina nos reservatórios em média seis vezes ao ano, bem como a limpeza mecanizada, que ocorre duas vezes ao ano.

UNIDADES MUNICIPAIS:

  • PISCINÃO DO JARDIM BOM PASTOR
    Localizado na Várzea do Ribeirão dos Meninos, construído junto ao leito do córrego Araçatuba, trecho da rua Dom Silvério Pimenta até a Rua Xingu.
    Capacidade 19.300 m3, operando desde 1994

 

  • PISCINÃO VILA AMÉRICA
    Localizado à av. Capitão Mário Toledo de Camargo com a Rua Erato, junto ao córrego Guarará, nas proximidades da Vila América.
    Capacidade 3.000 m3, operando desde 2001

 

  • PISCINÃO HOMERO THON
    Localizado sob uma praça na avenida Giovani Batista Pirelli (Vila Homero Thon), construído como contrapartida pelo impacto causado pelos empreendimentos imobiliários do entorno do local.
    Capacidade de 2.300 m³, operando desde 2016

 

  • PISCINÃO JARDIM IRENE
    Localizado na Rua Caminho dos Vianas, construído junto ao córrego André Magini
    Capacidade de 19.000m³, operando desde 2018.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...