07/07/2020 Semasa finaliza obra que aumenta capacidade do piscinão Santa Teresinha

Com as intervenções, equipamento se torna o maior reservatório de gestão municipal em Santo André

Santo André, 7 de julho de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluiu as obras de ampliação da capacidade de armazenamento das águas de chuva do piscinão Santa Teresinha.

O local possuía 19 mil m³ de capacidade e opera desde 1995. Este volume foi ampliado em 25%, passando a ser de 23.878 m³, o maior reservatório de gestão municipal.

Houve a desativação de um pesqueiro que existia no local. A obra vai reduzir a incidência de alagamentos na região, beneficiando pedestres e motoristas que trafegam nas avenidas dos Estados e Eng. Olavo Alaysio de Lima e outras vias do entorno.

Vale ressaltar que a rua Rio Grande do Norte, também localizada no bairro Santa Teresinha, recebeu intervenções da autarquia em 2019, onde houve a implantação de novas galerias de águas pluviais, aumentando a capacidade de escoamento de água.

“Estamos entregando mais uma melhoria para essa região da cidade que já sofreu tanto com enchentes. Além da ampliação do piscinão, que foi um compromisso que firmamos com os moradores, a população ganhará um novo parque, com pista de caminhada”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Mais reservatórios – Santo André possui outros seis piscinões no município, sendo quatro municipais e dois estaduais. A limpeza dos equipamentos estaduais é de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Nos equipamentos municipais, o Semasa realiza a capina nos reservatórios em média seis vezes ao ano, bem como a limpeza mecanizada, que ocorre duas vezes ao ano.

UNIDADES MUNICIPAIS:

  • PISCINÃO DO JARDIM BOM PASTOR
    Localizado na Várzea do Ribeirão dos Meninos, construído junto ao leito do córrego Araçatuba, trecho da rua Dom Silvério Pimenta até a Rua Xingu.
    Capacidade 19.300 m3, operando desde 1994

 

  • PISCINÃO VILA AMÉRICA
    Localizado à av. Capitão Mário Toledo de Camargo com a Rua Erato, junto ao córrego Guarará, nas proximidades da Vila América.
    Capacidade 3.000 m3, operando desde 2001

 

  • PISCINÃO HOMERO THON
    Localizado sob uma praça na avenida Giovani Batista Pirelli (Vila Homero Thon), construído como contrapartida pelo impacto causado pelos empreendimentos imobiliários do entorno do local.
    Capacidade de 2.300 m³, operando desde 2016

 

  • PISCINÃO JARDIM IRENE
    Localizado na Rua Caminho dos Vianas, construído junto ao córrego André Magini
    Capacidade de 19.000m³, operando desde 2018.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...