12/06/2020 Santo André inicia obras do Complexo Viário Cassaquera

Intervenções fazem parte de pacote de financiamento internacional

 Santo André, 12 de junho de 2020 – As obras do Complexo Viário Cassaquera, na Vila Homero Thon, tiveram início oficialmente nesta sexta-feira (12), com vistoria do prefeito Paulo Serra e do superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) Ricardo Kondratovich. Os serviços serão executados pela autarquia com financiamento internacional da CAF (Corporação Andina de Fomento). O evento contou ainda com a presença do deputado federal Alex Manente.

Os serviços no Cassaquera contemplam a canalização de um trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região. Além disso, será criado um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello até a rua Fernando Costa. A iniciativa vai melhorar a ligação da avenida Giovanni Batista Pirelli com a avenida Valentim Magalhães, criando uma nova opção para os motoristas que queiram acessar o Rodoanel. No total, serão 18 meses de obras.

“Esta é uma das intervenções mais importantes desta gestão, não só pelas melhorias que ela vai proporcionar ao bairro e à cidade, e no combate às enchentes, mas porque demonstra o resultado do trabalho sério de recuperação financeira da cidade. Com esta obra hoje, chegamos a marca histórica de mais de R$ 1 bilhão em investimentos em obras entregues ou em execução em Santo André”, comentou o prefeito Paulo Serra.

A nova estrutura da via será composta por duas pistas (de três faixas cada) e sete travessias sobre o córrego Cassaquera. As obras foram iniciadas pelos serviços de movimentação de terra, preparação e escoramentos para as intervenções no canal e, posteriormente, execução do sistema viário.

O superintendente do Semasa, Ricardo Kondratovich, explica que esta é a primeira das intervenções que compõe o Programa Sanear Santo André. “O financiamento contempla ainda investimentos em obras de combate às enchentes na região do Córrego Guarará, beneficiando a Vila América e bairros próximos, novas Estações de Coleta e serviços de monitoramento de chuvas”.

Além da contratação das obras físicas do projeto, o Semasa também licitou a contratação de empresas de apoio ao gerenciamento do financiamento junto à CAF, supervisão de obras e para realização de trabalho técnico socioambiental junto à população do entorno. Esses procedimentos fazem parte das exigências do órgão financiador. No total, o financiamento internacional é da ordem de US$ 50 milhões.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...