10/06/2020 Semasa lança portal de Educação Ambiental voltado ao público infantil

Ferramenta oferece opção de entretenimento educativo para crianças

Santo André, 10 de junho de 2020 – Como parte das comemorações referentes ao Mês do Meio Ambiente, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta quarta-feira (10/6) a plataforma interativa Hendu, para que crianças possam brincar e aprender mais sobre os conceitos ambientais por meio de material lúdico interativo totalmente on-line.

O Hendu é destinado a crianças de até 12 anos e é bastante intuitivo, facilitando o uso pelos pequenos (mesmo que não saibam ler) e, ao mesmo tempo, contextualiza e traz informações aos pais, orientando-os na sensibilização ambiental. Para acessar basta entrar em www.semasa.sp.gov.br/hendu.
O nome foi escolhido pela equipe de Educação Ambiental do Semasa, pois em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender.  A partir de vídeos, jogos e outras atividades, a iniciativa complementa as ações realizadas pela equipe da autarquia nos últimos anos e tem o objetivo de introduzir a temática no dia a dia das crianças, principalmente neste período de isolamento social.

‘’Repentinamente tivemos que nos afastar e enfrentar uma situação totalmente nova junto aos nossos pequenos . A educação rapidamente teve que se reinventar e buscar alternativas para continuar presente na vida das crianças . A equipe de educação ambiental não parou e preparou com muito carinho uma excelente ferramenta para continuar nossos trabalhos de sensibilização ambiental  com o público infantil’’, completa a diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia.

O portal faz parte do conjunto de esforços para a formação de pessoas para um novo modelo de sociedade, sempre com a intenção de promover ideias sustentáveis e de preservação ambiental, de forma a estar presente nos lares das famílias, além de se adequar para um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, que é o de ‘Educação de Qualidade’, assegurando educação inclusiva e de qualidade para todos.

Durante a quarentena as atividades se concentrarão de forma on-line, mas em breve, novidades em relação ao projeto serão desenvolvidas. Os pequenos também são incentivados a compartilhar suas criações junto à equipe do Hendu, para que possam ser exibidas no portal e, futuramente, no Facebook do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...