10/06/2020 Semasa lança portal de Educação Ambiental voltado ao público infantil

Ferramenta oferece opção de entretenimento educativo para crianças

Santo André, 10 de junho de 2020 – Como parte das comemorações referentes ao Mês do Meio Ambiente, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta quarta-feira (10/6) a plataforma interativa Hendu, para que crianças possam brincar e aprender mais sobre os conceitos ambientais por meio de material lúdico interativo totalmente on-line.

O Hendu é destinado a crianças de até 12 anos e é bastante intuitivo, facilitando o uso pelos pequenos (mesmo que não saibam ler) e, ao mesmo tempo, contextualiza e traz informações aos pais, orientando-os na sensibilização ambiental. Para acessar basta entrar em www.semasa.sp.gov.br/hendu.
O nome foi escolhido pela equipe de Educação Ambiental do Semasa, pois em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender.  A partir de vídeos, jogos e outras atividades, a iniciativa complementa as ações realizadas pela equipe da autarquia nos últimos anos e tem o objetivo de introduzir a temática no dia a dia das crianças, principalmente neste período de isolamento social.

‘’Repentinamente tivemos que nos afastar e enfrentar uma situação totalmente nova junto aos nossos pequenos . A educação rapidamente teve que se reinventar e buscar alternativas para continuar presente na vida das crianças . A equipe de educação ambiental não parou e preparou com muito carinho uma excelente ferramenta para continuar nossos trabalhos de sensibilização ambiental  com o público infantil’’, completa a diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savoia.

O portal faz parte do conjunto de esforços para a formação de pessoas para um novo modelo de sociedade, sempre com a intenção de promover ideias sustentáveis e de preservação ambiental, de forma a estar presente nos lares das famílias, além de se adequar para um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, que é o de ‘Educação de Qualidade’, assegurando educação inclusiva e de qualidade para todos.

Durante a quarentena as atividades se concentrarão de forma on-line, mas em breve, novidades em relação ao projeto serão desenvolvidas. Os pequenos também são incentivados a compartilhar suas criações junto à equipe do Hendu, para que possam ser exibidas no portal e, futuramente, no Facebook do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...