05/06/2020 Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais de educação ambiental

Todas as iniciativas são gratuitas e os cursos têm oportunidade de certificação

Santo André, 5 de junho de 2020 – Nesta sexta-feira (5) é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada para mobilizar cidadãos a refletir sobre o papel de cada um no mundo em que vivemos e os efeitos que os nossos hábitos causam no meio ambiente. E, com este objetivo, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece neste mês dois pocket cursos com temáticas ambientais: água e consumo.

O primeiro curso, “Água e Meio Ambiente: Panorama Geral da Água”, abre inscrições no próximo dia 11 e vai abordar a questão da escassez hídrica do planeta e a situação deste recurso natural no Brasil e no mundo. A primeira turma deste pocket registrou mais de 100 inscritos. “Foi de grande valor de conhecimento. Apesar de pensar que já sabia sobre a água da Billings, a conservação de áreas de mananciais, entre outros tópicos, na realidade, não sabia tão a fundo, nem com esse olhar reflexivo”, comentou uma das participantes, Úrsula Passos de Lima Leite.

No dia 16, começam as inscrições para a segunda formação, que abordará o tema “Consumidores ou Cidadãos? A sociedade de consumo e as novas tendências de economias: circular, colaborativa e compartilhada”. A proposta pretende promover a reflexão entre os participantes sobre quais são os impactos do modo de vida atual no ambiente e se é possível mudar estes hábitos.

Os pocket cursos são totalmente à distância, por meio de uma plataforma que permite que o interessado desenvolva as atividades ao seu tempo, dentro de um período de aproximadamente 15 dias. No final, há certificação digital para os participantes. A iniciativa faz parte do projeto Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes da Educação Ambiental do Semasa. Todas as informações e as inscrições estão no portal www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Outras atividades – Além dos cursos, na próxima semana, haverá novidades, desta vez voltada às crianças até 12 anos, com atividades de sensibilização para os pequenos, com linguagem adaptada e recursos visuais adequados para cada faixa de idade, em um espaço virtual.

No Facebook do Semasa (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ao longo de toda esta semana, foram veiculadas postagens especiais com foco no Dia Mundial do Meio Ambiente, que abordaram dados e informações ambientais, dentro do contexto da sensibilização ambiental. Ainda na rede social, ao longo dos próximos finais de semana de junho, crianças e adultos poderão jogar um quebra-cabeça virtual e conhecer um pouco mais das belezas do Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação de Santo André.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...