05/06/2020 Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais de educação ambiental

Todas as iniciativas são gratuitas e os cursos têm oportunidade de certificação

Santo André, 5 de junho de 2020 – Nesta sexta-feira (5) é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada para mobilizar cidadãos a refletir sobre o papel de cada um no mundo em que vivemos e os efeitos que os nossos hábitos causam no meio ambiente. E, com este objetivo, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece neste mês dois pocket cursos com temáticas ambientais: água e consumo.

O primeiro curso, “Água e Meio Ambiente: Panorama Geral da Água”, abre inscrições no próximo dia 11 e vai abordar a questão da escassez hídrica do planeta e a situação deste recurso natural no Brasil e no mundo. A primeira turma deste pocket registrou mais de 100 inscritos. “Foi de grande valor de conhecimento. Apesar de pensar que já sabia sobre a água da Billings, a conservação de áreas de mananciais, entre outros tópicos, na realidade, não sabia tão a fundo, nem com esse olhar reflexivo”, comentou uma das participantes, Úrsula Passos de Lima Leite.

No dia 16, começam as inscrições para a segunda formação, que abordará o tema “Consumidores ou Cidadãos? A sociedade de consumo e as novas tendências de economias: circular, colaborativa e compartilhada”. A proposta pretende promover a reflexão entre os participantes sobre quais são os impactos do modo de vida atual no ambiente e se é possível mudar estes hábitos.

Os pocket cursos são totalmente à distância, por meio de uma plataforma que permite que o interessado desenvolva as atividades ao seu tempo, dentro de um período de aproximadamente 15 dias. No final, há certificação digital para os participantes. A iniciativa faz parte do projeto Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes da Educação Ambiental do Semasa. Todas as informações e as inscrições estão no portal www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Outras atividades – Além dos cursos, na próxima semana, haverá novidades, desta vez voltada às crianças até 12 anos, com atividades de sensibilização para os pequenos, com linguagem adaptada e recursos visuais adequados para cada faixa de idade, em um espaço virtual.

No Facebook do Semasa (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ao longo de toda esta semana, foram veiculadas postagens especiais com foco no Dia Mundial do Meio Ambiente, que abordaram dados e informações ambientais, dentro do contexto da sensibilização ambiental. Ainda na rede social, ao longo dos próximos finais de semana de junho, crianças e adultos poderão jogar um quebra-cabeça virtual e conhecer um pouco mais das belezas do Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação de Santo André.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...