23/05/2020 Fiscalização Ambiental do Semasa autua moradores por descarte irregular de entulho

Desde o início da pandemia, autarquia reforçou operações para coibir este crime ambiental

Santo André, 23 de maio de 2020 – Os agentes da equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm apertado o cerco contra moradores que insistem em realizar descartes de resíduos de forma ilegal e irregular em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira e sábado (dias 22 e 23) a equipe autuou mais dois munícipes que realizavam o despejo de entulho em dois bairros de Santo André.

Os crimes ambientais ocorreram na rua das Gaivotas (Jd. Ana Maria) e na rua Amapola (Jd. Alzira Franco). Nos dois casos os infratores descartavam entulho de obras residenciais. Além de receberem um Auto de Infração Ambiental (equivalente à multa) de 150 e 100 FMPs, respectivamente (RS 619,59 e R$ 413,06), em ambas as situações os responsáveis foram obrigados a limpar o lixo despejado de forma ilegal. As ações ocorreram com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Desde o início da quarentena, a equipe do Semasa reforça a fiscalização para coibir este tipo de prática, que além dos bairros, tem ocorrido frequentemente na frente das Estações de Coleta que estão fechadas por causa da pandemia. Para estas situações, já foram sete motoristas autuados.

A autarquia reforça o pedido à população para que não descartem lixo de forma irregular, nem em passeios ou áreas públicas, terrenos baldios ou na frente dos Ecopontos. Este crime ambiental, além de causar danos ao meio ambiente, pode elevar o risco de enchentes e de proliferação de vetores transmissores de diversas outras doenças prejudiciais à saúde humana.

Durante a pandemia, o Semasa disponibiliza 9 Estações de Coleta à população para que a disposição de resíduos possa ser feita de forma correta. A relação dos locais abertos pode ser consultada em  https://bit.ly/EcopontosCovid19.

Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser realizadas pelo site do Semasa, de forma totalmente on-line, pelo Fale Conosco, pela Central de Atendimento, ou ainda pelo Facebook da autarquia, por meio do envio de fotos ou gravações de identifiquem os infratores.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...