23/05/2020 Fiscalização Ambiental do Semasa autua moradores por descarte irregular de entulho

Desde o início da pandemia, autarquia reforçou operações para coibir este crime ambiental

Santo André, 23 de maio de 2020 – Os agentes da equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm apertado o cerco contra moradores que insistem em realizar descartes de resíduos de forma ilegal e irregular em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira e sábado (dias 22 e 23) a equipe autuou mais dois munícipes que realizavam o despejo de entulho em dois bairros de Santo André.

Os crimes ambientais ocorreram na rua das Gaivotas (Jd. Ana Maria) e na rua Amapola (Jd. Alzira Franco). Nos dois casos os infratores descartavam entulho de obras residenciais. Além de receberem um Auto de Infração Ambiental (equivalente à multa) de 150 e 100 FMPs, respectivamente (RS 619,59 e R$ 413,06), em ambas as situações os responsáveis foram obrigados a limpar o lixo despejado de forma ilegal. As ações ocorreram com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Desde o início da quarentena, a equipe do Semasa reforça a fiscalização para coibir este tipo de prática, que além dos bairros, tem ocorrido frequentemente na frente das Estações de Coleta que estão fechadas por causa da pandemia. Para estas situações, já foram sete motoristas autuados.

A autarquia reforça o pedido à população para que não descartem lixo de forma irregular, nem em passeios ou áreas públicas, terrenos baldios ou na frente dos Ecopontos. Este crime ambiental, além de causar danos ao meio ambiente, pode elevar o risco de enchentes e de proliferação de vetores transmissores de diversas outras doenças prejudiciais à saúde humana.

Durante a pandemia, o Semasa disponibiliza 9 Estações de Coleta à população para que a disposição de resíduos possa ser feita de forma correta. A relação dos locais abertos pode ser consultada em  https://bit.ly/EcopontosCovid19.

Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser realizadas pelo site do Semasa, de forma totalmente on-line, pelo Fale Conosco, pela Central de Atendimento, ou ainda pelo Facebook da autarquia, por meio do envio de fotos ou gravações de identifiquem os infratores.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...